Mantendo o Firefox atualizado com Ubuntuzilla

O Ubuntuzilla é um script em python que permite aos usuários do Ubuntu manter o seu navegador sempre em dia com a última fornada da Mozilla.

Instalar o Firefox na unha é tão tranquilo quanto qualquer outra aplicação. Baixa aqui [1], descompacta ali, loga no sistema como root, copia os arquivos para acolá, não esqueça dos symlinks e atalhos… Pronto! Se fizer tudo direitinho você terá um novo Firefox rodando.

Para os felizes usuários do Ubuntu, existe um script que já faz tudo isso sem estresse e sem falhas: é o UbuntuZilla [2]. Ele automatiza todo este processo que descrevi acima e no final você terá a nova versão atualizada e de quebra com notificação para cada novo lançamento.

Etapa 1 de 2 para ter um novo Firefox – Instalando o Ubuntuzilla

A instalação do script Ubuntuzilla, que já está em formato “.deb”, resume-se a baixar o arquivo do site oficial do projeto[2] e dar duplo clique sobre o arquivo para iniciar a instalação.

Caso seja solicitado você deverá informar a sua senha para que o utilitário de instalação de pacotes alcance privilégios administrativos e possa instalar o pacote. Após isso teremos o Ubuntuzilla instalado no sistema (ainda não é o novo Firefox).

Caso você precise de uma receita de bolo para instalar, basta dar uma olhada neste link [3], do próprio site do projeto Ubuntuzilla, onde há um passo a passo que é impossível não funcionar. O procedimento basicamente consiste em configurar um repositório do Ubuntuzilla em seu sources.list e em seguida instalar o pacote via apt-get/aptitude/synaptic

Etapa 2 de 2 para ter um novo Firefox – Usando o Ubuntuzilla e instalando a nova versão

Agora, a partir do terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) digite o comando a seguir e tecle ENTER:

ubuntuzilla.py

ou se preferir tecle ALT+F2 no seu teclado (isso abrirá a janela de digitação de comandos), copie e cole o comando abaixo e clique OK

xterm -e 'ubuntuzilla.py ; read'

Obs: A diferença entre as duas alternativas é que a primeira já temos um terminal e nesta segunda tivemos que abri-lo juntamente com o comando.

O que faz o script

Independente de qual seja o método escolhido para invocar o Ubuntuzilla, uma vez executado o que o script ele fará são os passos a seguir (esteja atento as perguntas que será feita):

  • Verificará qual é a versão mais recente do FF
  • Verificará repositórios disponíveis
  • Solicitará que selecione o idioma (54 = Portuguẽs Brasil)
  • Solicitará que confirme se o idioma é este mesmo (tecle Y para confirmar)
  • Pedirá a senha para permitir configurar o sistema via ‘sudo’
  • Atualizará a lista de pacotes
  • Fará o Download do arquivo contendo o novo Firefox, do arquivo com o idioma e as chaves PGP para validar os arquivos baixados.
  • Questionará se deve verificar por atualizações periódicas. (Responda Y para que uma nova entrada seja adicionada no crontab e você seja notificado de novos lançamentos).

Conclusão

A partir daí você poderá chamar o Firefox por qualquer atalho que já exista no seu sistema que o novo Firefox será iniciado e ainda com a vantagem que a cada novo lançamento da Mozilla você será notificado para que possa atualiza-lo novamente.

Desta forma você não precisa esperar que a Canonical empacote a nova versão, o que as vezes leva semanas ou mesmo alguns meses.

Como o novo Ubuntu será instalado em /opt/firefox e apenas com os links antigos apontando para ele, é bom lembrar que havendo uma atualização do Ubuntu para o pacote do Firefox você terá os atalhos novamente apontando para a versão oficial e não a instalada pelo Ubuntuzilla.

Obs: No link [1] há uma explicação bem suscinta a respeito deste procedimento. Este texto é meramente um detalhamento daquele processo.

Referências

[1] Download do Firefox – http://br.mozdev.org/download/
[2] Ubuntuzilla – http://ubuntuzilla.sourceforge.net/
[3] Instalando o Ubuntuzilla – http://sourceforge.net/apps/mediawiki/ubuntuzilla/index.php?title=Ubuntuzilla_Installer_Script#Installation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.