Sobre o autor

Welington Rodrigues Braga, Carioca de Campo Grande (zona Oeste do Rio de Janeiro), bem casado, com a idade aproximadamente calculada como 30 < I < 40. Um filho lindo nascido recentemente (Mar/2014).

Nerd desde os nove anos de idade, autodidata em eletrônica com uma profunda paixão por equipamentos radiocontrolado, rádios transmissores e muitos componentes eletrônicos que fizeram parte da minha infância nerd.

Formação

Especialista em Segurança de Rede de Computadores (pós graduação Lato-sensu), formado em Ciências da Computação com ênfase em Sistemas Distribuídos e Auditoria e Segurança de Sistemas. Inglês fluente para leitura e quase para conversação (tenho que admitir que sou meio relaxado quanto a isso).

Na lista de cursos de aperfeiçoamento que já participei tem cursos de administração de bases de dados e programação em diversas linguagens (Assembly, C++, Delphi, Java, Visual Basic, HTML, PHP entre outras mais esquisitas que não me recordo), mas os que tenho mais me dedicado são aqueles voltados à área de gestão e segurança de redes.

Como não é só cursinhos que se capacita um nerd, também sou autodidata em algumas linguagens como Python, C, Pascal, Clipper, Javascript, shellscript entre outros, bem como vários softwares das quais preciso lidar em minha rotina profissional (MySQL, XEN, vmware, Virtualbox, Postfix, Squid, Apache e uma lista infindável que só Deus sabe quantos e quais fazem parte.

Já lidei com OS/2 Warp, aquele que era pra ser o Windows 95, mas que rachou entre a IBM e a Microsoft. Ele era um excelente sistema, mas por incompetência da IBM ele não foi à frente. Ao contrário de muitos entusiastas do sistema GNU/Linux, sou consciente  que  em alguns aspectos ele carece de recursos que já existem no Windows a anos, mas por outro lado, no geral Linux dá de 10 x 0 no sistema do “tio Bill” e que por sua vez está muito atrás dos sistemas da Apple (meu sonho de consumo). Particularmente eu gosto da distribuição Debian, que uso nos servidores que administro na instituição onde trabalho atualmente e também da distribuição Ubuntu Linux – derivada do Debian – que uso nos meus desktops e notebook, mas claro que toparia usar qualquer outra distribuição Linux se precisasse escolher entre elas e Windows.

Por fim, meu currículo na plataforma Lattes (incompleto) deve ter algo mais sobre minha vida acadêmica e também estou a procura de um bom mestrado na área de TI, se souber de algum me avise.

Profissão

Embora tenha lecionado Windows (do 3.11 ao XP) nos primeiros anos de minha vida profissional (acho que uns 8 ou 10 anos), atualmente sou usuário de sistemas Gnu/Linux – pra dizer a verdade desde 1999 conforme consta no meu registro do Linuxcounter.  Na época eu ministrava aulas de informática em cursos livres sobre aplicativos como Windows, Suite office (Word, Excel, Power Point e Access), Visual Basic, Corel Draw, Page Maker entre outros menos conhecidos.

Também era desenvolvedor e instrutor nas raríssimas horas vagas, mas atualmente sou servidor público federal, concursado, e trabalho com gerencia e segurança de rede de computadores. Lá eu administro uma rede de médio porte com cerca de 500 usuários que acessam os serviços providos por nossos atuais 50 servidores das quais 40 são virtualizados usando  Vmware (obs: Estes números podem estar defasados no momento de sua leitura, já que estamos virtualizando diversos outros serviços e inciando outros novos).

Hobby

Mantenedor do site GTK+BR que fundei em Janeiro/2004 com o propósito de disseminar este ambiente de desenvolvimento livre e para isso além de notícias (nem sempre) atualizadas sobre esse assunto, também tem uma apostila básica (redigida por mim) sobre este ambiente. Lamentavelmente eu tive problemas com minha hospedagem algum tempo atrás e após um bom tempo arrumando a bagunça, acabei desanimando de manter o site como uma rotina a parte e optei por criar uma seção para este ambiente que gosto muito, talvez num futuro eu pense em levantar o site novamente (isso vai acontecer em breve, espero).

Por ter um monte de textos entulhados em minhas pastas e que poderiam ser úteis para mais alguém criei esse blog em 2/Out/2007 (veja o primeiro post aqui), quando comecei cheio de gás e postando um monte de buginganga e ainda não terminei porque muitos estão mal-escritos (eram só apontamentos e anotações) e precisam ser revisados para ter alguma serventia para mais alguém.

Profissão de fé

Cristão evangélico batista pentecostal*, fui professor da EBD na igreja local a qual frequentava, tenho a Bíblia Sagrada como minha única e verdadeira regra de fé, a qual esforço-me dia após dia para seguir cada uma de suas palavras e que foram divinamente inspiradas.

*Apesar do título longo faço questão de frisá-lo pois: Sou cristão por seguir os mandamentos de Cristo (pelo menos me esforço para isso) ; evangélico porque não sou católico e sigo ao evangelho; batista porque freqüento uma igreja desta denominação; e quanto ao pentecostal note que está riscado porque durante vários anos (desde a minha infância) eu sempre fui membro de uma igreja pentecostal e embora cresse, sempre notei uma certa incoerência nessa doutrina. Como era professor da EBD, e o último assunto que ministrei aulas foi sobre o batismo no Espirito Santo, eu pude perceber o quanto aquela doutrina estava fora da minha visão e mais que isso não tem fundamento bíblico – pelo menos não da forma com tem sido pregado e usado por ai.

Eu creio na trindade e creio que o batismo no Espírito Santo foi dado por Deus e este batismo se manisfesta entre nós ainda hoje, mas não para que alguém fique pulando que nem pipoca, enrolando a língua falando sílabas desconexas e sem sentido e falando abobrinhas afirmando serem as palavras de Deus. Infelizmente eventos absurdos que tem surgido em meio ao povo pentecostal tem me deixado muito decepcionado, visto que enchem a boca pra dizer que sua única regra de fé e prática é a Bíblia Sagrada e no entanto se deixam levar por qualquer vento de doutrina e ouvindo os “profetas dos novos tempos” sem ao menos tentar ler as escrituras para ver se o que está acontecendo vem realmente de Deus.

Igrejas pastoreadas por “profetas”, cristãos que vivem atrás de profecias e revelações – achando que Deus só fala com ele por este meio-, “pai de santo evangélico”, “horóscopo evengélico”, “patuá” para amarrar demônio e repreender o mal, idolatria a pastores/bispos/apóstolos e todos aqueles homens com títulos que servem apenas para aumentar a sua vaidade, aquelas “musiquinhas” pobres de letra ditas inspiradas mas pedindo para estar na presença de Deus por 1s, para Deus aumentar sua fé coisas piores são apenas exemplos de casos que me entristecem a cada dia.

Lamentavelmente cada vez que vejo um erro doutrinário por má interpretação bíblica eu me afasto mais do meio pentecostal e isso porque tenho planos para o futuro. Eu sonho com o dia em que meu(s)/minha(s) filho(s,a,as) nascerá(ão) e crescerá(ão) e viverá(rão) no Caminho certo. Quero que eles cresçam em um meio saudável em que a Palavra de Deus seja levada a sério, o que não tem acontecido.

Contato


Existem muitas maneiras de me contatar, uma delas é aqui pelo blog, mas se preferir pode usar um dos seguintes endereços (só faça a gentileza de informar que viu meu endereço no meu blog):

  • E-MAIL: welrbraga[*]yahoo.com ou welrbraga[*]welrbraga.eti.br
  • Gtalk: welrbraga[*]gmail·com (preferível)
  • MSN: welrbraga[*]msn·com
  • Skype: welrbraga

Se quiser mandar-me uma mensagem criptografada ou ainda validar uma mensagem assinada digitalmente por mim, você precisará da minha chave pública PGP cujo ID é 0x6C7654EB e que pode ser  obtida não apenas neste servidor no MIT, mas em outros como o da RNP por exemplo (se você não souber o que é uma assinatura digital ou mensagem criptografada você pode ler o meu artigo sobre isso aqui no blog).

Mais …

Para saber mais sobre  mim você pode começar procurando no Google (pode haver alguns homônimos no resultado desta procura mas a grande maioria dos resultados falam sobre mim), em algumas redes sociais, também me faço presente. Pode me procurar no Facebook (curta a fanpage do blog) e no Twitter.

Além do mundo real