Instalando o Firefox 3.6.4 no Ubuntu via ppa

O Firefox 3.6.4 foi lançado semana passada e certamente instalá-lo é o desejo de muita gente, devido as suas [poucas mas importantes] novidades no que concerne a segurança e estabilidade.

Para usuários do Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx), a maneira mais simples – sem ter que esperar o pacote sair no repositório oficial – é instalar a partir do repositório PPA (Personal Package Archives) do grupo de segurança para aplicativos Mozilla no Ubuntu.

O procedimento é bem simples e pode ser realizado em três passos:

  1. Adicionar a chave e o repositório no sistema:
    sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa
  2. Atualizar a lista de pacotes:
    sudo aptitude update
  3. Atualizar o sistema:
    sudo aptitude safe-upgrade

Feito isto, basta fechar o seu Firefox atual. Ao reabrí-lo você terá a nova versão instalada.

Vale aqui uma dica para os mais radicais e que querem realmente a última versão do Firefox: O repositório adicionado permite a instalação da última versão que foi compilada, testada e devidamente classificada como segura para ser usada em produção no seu sistema, mas se você realmente quiser algo mais atualizado basta substituir, no primeiro passo, o repositório de atualizações seguras (ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa) pelo de atualizações diárias (ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa).

Para aqueles que por algum motivo sentem pavor do PPA (acreditem existem estas pessoas), uma alternativa para atualizar o Firefox no Ubuntu é usar o Ubuntuzilla, conforme eu publiquei alguns meses atrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.