Página Inicial > Mundo Virtual > Meus plugins preferidos para o Firefox

Meus plugins preferidos para o Firefox

Já em vários lugares listas de plugins que usam por ai e embora tenha gostado muito de alguns e odiado outros é quase impossível instalar tudo já que são centenas ou milhares e quanto mais se instala mais a “rapozinha” se arrasta.

Um dos grandes diferenciais do Firefox em relação ao “outro” é a imensa quantidade de de plugins que estendem a sua funcionalidade. Isso não chega a ser uma novidade e nem exclusividade pois o navegador Opera também possui alguns e outros navegadores menos famosos possuem sua forma de se integrar ao mundo do usuário.

Ao longo do tempo em que uso o Firefox eu colecionei alguns que tornaram-se obrigatórios e sempre me fazem falta quando estou usando um computador alienígena. Muitos deixei de usar dando vez para outros e alguns outros ainda não encontrei um bom que satisfaça minhas necessidades, então que fique claro a lista que apresento é a mais atual que uso no meu navegador (Firefox 3) e que podem ser útil pelo menos para saberem que existe, mas há muito mais do que isso no site oficial de plugins (addons) do Firefox – praticamente pra tudo que você precisar há um plugin disponível.

DownloadHelper

Permite fazer o download de mídias como vídeos do Youtube, Globo, Google entre outros; fotos áudio etc. Eu uso com muita freqüência para baixar vídeos que acho legais para guardar e exibir depois em outro lugar.

Cooliris Previews

Permite visualizar o conteúdo de um link dentro de um “frame” flutuante na sua janela melhorando a navegabilidade em qualquer site. Por exemplo em uma página com vários links, você pode apontar o mouse em um deles e ver o seu conteúdo sem mudar de página.

Parece uma explicação estranha mas se você instalar verá o quanto é útil, sem contar que os melhores links você poderá colocá-los em uma espécie de gaveta lateral para consultar depois.

AdBlock Plus

Este plugin é o pavor dos publicitários de plantão já que ele bloqueia as propagandas dos sites baseado em uma lista de endereços bem extensa e também filtros que podem ser facilmente personalizados. Você só deve tomar cuidado para não bloquear coisas que não deveriam, na Intranet do meu trabalho, por exemplo, eu sou impedido de ver algumas notas em Flash o que é problemático, mas não é difícil você dizer pro carinha quais sites você quer ser benevolente – Leve em conta também que muitos sites são gratuitos por conta da propaganda então use este plugin com moderação.

Del.icio.us

Um dos primeiros e mais famosos sistema de favoritos online e compartilhado. Com ele você pode acessar sua conta no Delicious sem precisar abrir o site e assim organizar, seus favoritos em um só lugar.

FireGPG

Paranóicos por segurança vão gostar de saber que podem assinar suas mensagens no Gmail usando sua chave PGP diretamente do navegador usando esta extensão. Com ela você poderá assinar/encriptar Descriptar/validar mensagens sem problema. O site oficial da extensão pode ser útil, já que o plugin é considerado experimental e requer senha para baixá-lo do site do Firefox.

FoxyProxy

FoxyProxy é uma ferramenta avançada para gerenciamento de proxy, que substitui completamente o limitado recurso já existente no Firefox. Ele oferece muito mais recursos que outras ferramentas similares tal como SwitchProxy, ProxyButton, QuickProxy, xyzproxy, ProxyTex, TorButton, etc. Se você costuma acessar determinados sites a partir de um proxy – como por exemplo a Intranet de sua empresa, ou mesmo um site que o sysadmin bloqueou em sua rede, então esta ferramenta vai automatizar o seu trabalho.

  1. 10, fevereiro, 2009 em 15:41 | #1

    O Google Gears[1] também é um complemento bacana para quem acessa certos blogs com certa frequência. Embora suporte Windows, Mac e Linux para este último apenas a versão 32bits está disponível

    [1] http://gears.google.com/

  2. 28, maio, 2009 em 22:45 | #2

    Autopager[1] – Quando você chega ao final de uma página ele já carrega o conteúdo da próxima automaticamente, de forma que você só precisa rolar a tela (viva a rodinha do mouse). Depois que você viciar com ele ficará se perguntando o porque não existe este recurso por padrão no seu navegador.

    [1] https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/4925

  3. 6, março, 2010 em 20:05 | #3

    Powertwitter[1] – é bom para quem estaá sempre pendurado na rede do Twitter. Ele traz algumas facilidades diretametne para o seu navegador, como por exemplo gera um URL curta para os lnks que você envia, exibe as imagens e vídeos diretamente na tela, quando um usuário põe apenas o link para elas entre outras coisas legais.

    [1] https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/9591

  1. Nenhum trackback ainda.