Sistemas operacionais

Sistema Operacional é o segundo sistema mais importante em um computador, ele só perde a liderança para o BIOS, mas ainda assim ele é fundamental, pois sem ambos o seu computador será tão “burro” quanto o liquidificador e a batedeira de bolo.

Não vou dissertar sobre conceitos, arquitetura de sistemas operacionais porque já existem textos demais sobre isso na net mas durante as minhas pesquisas acabei encontrando alguns links interessantes então vou deixa-los aqui para que os interessados possam ir direto a fonte.

Na Wikipédia é possível encontrar um ótimo texto com a visão geral sobre o funcionamento de um sistema operacional, então antes de ver os demais talvez você queira dar uma lida neste texto que é bem completo e abrangente.

O HowStuffWorks, também é uma ótima fonte de referência sobre o assunto. O seu texto é bem mais completo e colorido do que o da Wikipédia. Embora o texto seja um pouco mais voltado para o público leigo, do que aquele em alguns aspectos suas explicações estão mais claras. Inclusive há um recurso legal de “Quiz” onde após ler o texto o usuário poderá responder a 10 perguntas sobre o assunto e avaliar se entendeu direitinho (ótimo para estudar para prova 😉 ).

Outro local bacana é o OSDP (Operating System Documentation Project), este em inglês, mas muito bom também, possui uma extensa e atualizada lista de nomes de sistemas operacionais que totalizam 576 sistemas. A última atualização foi em 22/12/2209, mas provavelmente quando você estiver lendo este texto ela já deverá ter sido atualizada novamente. A lista em si não o ponto mais legal do site, mas todo o seu conteúdo: notícias, artigos, links, downloads e screenshots, estão por lá. Quem nunca viu cara a cara um MS-DOS ou OS/2 pode ter a sua oportunidade.

O OSZoo, também é bem legal. É um verdadeiro zoológico de sistemas operacionais, onde você fazer o download de imagens de  sistemas como Minueto OS, Haiku, YOS e outros mais conhecidos.

2 comentários em “Sistemas operacionais”

    1. Eu também tenho acompanhado este site e as suas informações estão bem melhores que a da Wikipédia (pelo menos a Português). Algum tempo atrás eu li uma discussão lá no br-Linux onde algumas pessoas comentavam das dificuldades para ter um text publicado na Wikipédia em Português devido aos moderadores serem rigorosos demais.

      Talvez por isso a qualidade dela seja baixa. Quem realmente tem tempo e condições de escrever no site acaba desanimando e colocando o texto em outro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.