Assinem o plano de banda-lerda 3JEGUE da operadora Escuro celular

Este é um texto crítico de desabafo da minha indignação que sou cliente a cerca de 8 anos da operadora Claro celular a qual prestava serviços de telefonia que se não foram ótimos eram no mínimo suficiente para minhas necessidades. Na verdade é um apanhado de respostas que passei para várias pessoas aqui no blog mesmo e mais algumas por e-mail e até mesmo comentários que já repeti inúmeras vezes quando me pedem opinião sobre este serviço.

Para começar eu adquiri o plano “Escuro 3JEGUE” (este termo foi sugerido pelo visitante Diego, na ocasião de sua passagem aqui pelo site, juntamente com um trocadilho no nome da empresa que está perdendo o brilho e ficando totalmente escura com essa falta de maturidade tecnológica).

Histórico

De forma a economizar tempo e espaço, leia aqui os textos que postei sobre 3G e a aventura para adquirir o plano no artigo Internet Explorer no Linux, também não deixe de ler Claro 3G. Eu assinei e quase um mês depois… que é divertidíssimo 😛 (olha que coisa linda era final de de Janeiro ainda e eu já estava pensando em ANATEL).

Neste último texto que citei eu ainda estava empolgado com o namoro com o serviço. Realmente a coisa parecia bem melhor do que no estado atual. Se lerem meu comentário número 2 verão que fiz um comparativo com o sistema EVDO da Vivo e que um colega possuia, naquela ocasião o “Escuro 3Jegue” se mostrou tão bom que o colega nem pensou duas vezes e correu para comprar o seu “jeguinho”, cancelando imediatamente o plano da Vivo.

No comentário seguinte, ainda empolgado mas já cabreiro eu recomendava sempre o uso do telefone 1052 para reclamações, afinal de contas os “robôs” do telemarketing se mostravam atenciosos e prestativos, a Claro retornava as ligações era tudo bonitinho (no sentido de não tão feio).

Eu criei um tutorial passo-a-passo entitulado “Conectando com Claro 3G no Ubuntu” que mostra como
conectar no “Escuro 3Jegue” pelo sistema Linux onde também há vários comentários de usuários deste serviço.

Cancele o serviço, idiota!

Numa ligação reclamando eles me sugeriram cancelar o contrato sem multa contratual e nada mais, porque o serviço não funcionava na minha área!! O curioso é que naquele momento eu estava navegando com excelente estabilidade e velocidade em modo 3G. Ainda que eu cancelasse ficariam as questões: Como ficaria o meu prejuízo com o modem que eu paguei 300,00 enquanto várias pessoas que assinaram depois de mim – POR INDICAÇÃO MINHA – ganharam o modem DE GRAÇA?! Lamentável esta postura da operadora, mas não cancelei e não pretendo cancelar. Eu queria e quero o serviço funcionando.

Bom, papo-vai-papo-vem e fazia um bom tempo que não conversava com meu irmão sobre o 3Jegue (e olha que ele mora “bem longe” – é só descer a escada 🙂 ). Ele havia comprado o aparelho dois dias depois de mim e que ele estava passando pelos mesmos problemas eu já sabia, mas qual não foi a minha surpresa ao saber que ele não tinha pago nenhuma fatura desde que comprou o modem?!

Exatamente isso, isenção total! Além disso, já era final de Março e Abril já estava chegando numa reclamação que ele fez pelo 1052 a Claro o deixou isento de pagar os outros 3 meses por conta do serviço não estar bom na casa dele. Ai eu fiquei me perguntando: E EU que moro no andar de cima e tenho o mesmo problema!? Sou assinante desses infelizes a 8 anos e nada?!

Não aguentei e liguei para reclamar … o resultado!? Fui atendido por um “humanóide” rapidamente mas nem terminei de explicar o que estava ocorrendo ele me interrompeu dizendo que estaria verificando o que estava ocorrendo. Isso levou uns 10 minutos comigo pendurado no telefone ouvindo aquela propaganda idiota e música de fundo até que tudo silenciou e ouvia-se apenas ruídos de fundo, foi quando eu resisti por mais uns 10 minutos ou mais e desliguei o telefone.

Que a ANATEL nos ajude

Por conta disso já protocolei uma reclamação na ANATEL , conforme abaixo:

Assinei o plano Claro 3G em Dez/07, a qual adquiri mediante a promessa de acesso a Internet banda Larga com 500Kbps (que segundo os atendentes da Claro estava disponível na área de minha residência), entretanto estamos no final de Março e rarissimas vezes eu consegui acesso a Internet a uma velocidade razoável para este plano. Segundo dizem nas propagandas, poderia assistir vídeos e outros conteúdos multimídia, no entanto a velocidade que geralmente baixo vídeos é impraticável para ler até as mais simples páginas de texto visto que ultimamente só consigo conectar em modo EDGE. No período, fiz três ou quatro reclamações e o problema não foi resolvido. O plano que prometem 500Kbps na média tem me permitido um acesso com velocidade média de 50Kbps à 100Kbps (só em EDGE). Em resposta a um destes atendimentos um técnico da Claro havia me ligado de volta lamentando que o sistema não estava disponível para minha área e que se eu quizesse poderia cancelar o contrato sem ônus, isso ocorreu justo num dos raros momentos em que eu estava navegando em 3G com velocidade aceitável (então como não está disponível?). Tão lastimável quanto isso é saber que alguns conhecidos que moram na mesma vizinhança estão isentos do pagamento da fatura no valor de 69,00 desde a compra do produto (3 meses) e eu com o mesmo problema, estou pagando em dia o valor integral. Pra piorar a situação, eu liguei hoje (20/03 19:15) para o serviço 1052 na intenção de reclamar sobre isso. O atendente me deixou esperando com música de fundo até as 19:26 e quando silenciou tudo, ouvia-se apenas ruídos até 19:39.

e conforme descrito no site a Claro tinha 5 dias para me responder e responderam com esta linda mensagem:

Encaminhamos carta explicativa ao (a) usuário(a) nesta data informando que efetuamos análise técnica de seu terminal móvel, bem como na captação de sinal da região mencionada, porém não foi constatada anormalidade. Ressaltamos que, no momento da aquisição do serviço, o usuário está ciente das localidades cobertas e reconhece que poderá haver descontinuidade no sinal dentro da área de cobertura, em decorrência de condições geográficas particulares, obstruções urbanas ou condições climáticas. Desta forma, pedimos desculpas pelo transtorno causado e agradecemos à oportunidade de esclarecer o assunto e, para quaisquer outras informações, nos colocamos à disposição através de nossa Central de Atendimento no telefone 105-2.

O interessante é que eu não recebi carta alguma, nem ligação, nem e-mail, nem sinal de fumaça ou código morse que indicasse qualquer mensagem da Claro. Legal é dizerem que eu estou ciente da localidade de cobertura! Estou mesmo: Segundo a atendente da Claro (eu me informei por telefone ou chat – agora não me recordo – parar estes infelizes antes de comprar) SE EU MORO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ENTÃO FUNCIONA, JÁ QUE TODA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO ESTÁ COBERTA. Com esta resposta linda eles fecharam a reclamação com status de atendido.

Fiquei este tempo todo esperando uma ligação, carta, e-mail e nada (acho que o sistema da ANATEL só nos pede o e-mail pra nos mandarem spam algum dia … que coisa hein…). Bem, como nenhum respota tinha chegado eu entrei no site da ANATEL alguns dias depois e li a mensagem acima, foi quando reabri a reclamação com o seguinte texto:

Sinceramente, não entendi o que está resolvido! Também não sei que carta é essa. Sei que a cidade do Rio de Janeiro consta na área de cobertura e sei também que a propaganda de venda mostra uma internet banda larga que permite acesso multimídia (acho que propaganda enganosa é crime, não?!). Entretanto ATÉ HOJE minha conexão está pior que conexão discada salvo umas poucas vezes que fica razoavelmente boa mas ainda assim impossível de assistir qualquer conteúdo multimídia devido as absurdas instabilidades que sempre ocorrem. Convenhamos se em um mês de trinta dias a conexão só fica boa por menos de 15 dias e em horários específicos então eu quero isenção da mensalidade como VÁRIAS PESSOAS que residem na minha localidade COM ESTE MESMO PROBLEMA. Eu tenho cara de palhaço para pagar sozinho?

Só complementando. Não paguei a mensalidade deste mês (mar/08) e não vou pagar até que o serviço faça jus ao valor que contratei. É injusto, ilegal e imoral eu cumprir minha parte do contrato e pagar minhas mensalidades em dia enquanto a Claro não faz a sua parte. O serviço não está sendo prestado como deveria então quero ao menos o desconto na minha fatura para pagar o valor devido. Conheço clientes da Claro que moram na mesma localidade que eu, mesmo endereço (apenas mudando o andar do prédio) que contrataram o plano na mesma época que eu e até hoje não pagaram uma só mensalidade por conta deste problema – isenção dada pela própria Claro. Enquanto isso eu aqui com o mesmo problema e pagando . Se reconhecem o problema porque não dão desconto isenção para todos?

Ainda não responderam ainda… vamos ver no que dá.

Reclamem a vontade. É meu direito e o seu também

LIGUEM E EXIJAM – OU MELHOR RECLAMEM VIA ANATEL – VÁRIAS PESSOAS COM ESTE PROBLEMA ESTÃO ISENTAS DE PAGAR AS MENSALIDADES. Eu que sou um cliente fiel e trouxa a pouco mais de 8 anos estou pagando que nem um idiota. Eu mereço, né!? Você está com o mesmo problema … eu odeio o programa do Wagner Montes mas o bordão que ele usa é bem útil nessa hora: Escraaaaaacha!!

Lembrem-se ainda que a propaganda “vende” um serviço de acesso banda-larga que permite acessar conteúdo multimídia, mas… você já tentou assistir vídeos no Youtube?

Passo-a-passo para denunciar a Claro no site da ANATEL

O endereço para reclamação na ANATEL é: http://www.anatel.gov.br
Um vez no site da ANATEL escolha o link “Fale conosco” (no canto direito da tela), em seguida clique na opção “Atendimento Eletrônico” (no meio da tela).
Na página que se abrirá você terá que preencher com o tipo de pessoa (Física), colocar o seu CPF e seu endereço de e-mail válido. Isso é necessário porque toda vez que você voltar para consultar o status a reclamação estes dados serão pedidos como forma de identificação. Agora clique no botão “Validação”. Provavelmente você terá uma tela com seus dados seguida da lista de reclamações que você já fez.

Caso ainda não tenha uma reclamação esta é a hora de estreiar a lista: Clique no botão “Cadastrar Solicitação” e então preencha o formulário.

Só pra complementar escolha as opções: “Reclamação”, “Telefonia móvel” e “pós-pago”, já que não existe a opção Internet, 3G ou algo assim.

Depois é só escrever sua frustração. O espaço de escrita é pequeno, mas o suficiente para você ser bem curto e grosso. Mas se precisar escrever algo mais você tem como adicionar informações posteriormente, ou se preferir redigir uma carta no Word e anexar a reclamação com tudo o que você quiser.

4 comentários em “Assinem o plano de banda-lerda 3JEGUE da operadora Escuro celular”

  1. Pingback: Welington via Rec6
  2. Salve Welington!!

    Só pra acrescentar, a Anatel não ajuda muito, mas se quiser “assustar” o povo da Claro, poste uma reclamação no site “Reclame Aqui”, o endereço é http://www.reclameaqui.com.br

    Depois de fiz isso, os robôs da Claro me ligaram oferecendo 50% de desconto.

    Boa sorte!

  3. Eles sairão impunes perante a justiça do brasil que favorece as grandes empresas por patrocinarem os veículos de comunicação, auxiliando na encubação de corrupções. Mas nós temos o poder do Boicote! Eu já estou determinado a jamais comprar um equipamento feito pela Claro, e esse poder é meu e é impossível de ser tirado. Basta todos os lesados por esse serviço 3G se manifestarem da mesmo forma e a Claro vai querer chupar os nossos “pacotes” de 250kbps, 500kbps, 1MB!!!!! Claro, vocês se fud!!!!

  4. Salve @Ghandi ,

    Infelizmente a justiça no Brasil é bastante morosa, isso quando enxergam algo, já que a via de regras eles são cegos surdos e mudos.

    Certamente boicote é um direito nosso e que ninguém pode nos tirar, mas um outro direito nosso é de fazer muito barulho também.

    Não adianta muito apenas boicotarmos sem mostrar ao mundo o porque de estarmos fazendo isso, já que sempre haverá alguém que comprará os seus produtos iludidos com as propagandas bonitinhas deles, então, façamos boicote, mas vamos espalhar aos quatro ventos o porque.

    Felicidades.

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