Vendedores não especializados ou desmotivados?

Adaptador SATAComprar equipamentos de informática está ficando cada vez pior com a nova leva de arrastadores de mouse que assolam os balcões de lojinhas. Nesta minha saga eu quase não consigo comprar um simples cabo. Um usuário leigo e inexperiente poderá acabar comprando gato por lebre e depois ter uma série de dor de cabeças.

Adquirindo o HD

Com a queda absurda do preço de HDs SATA, sábado passado me entusiasmei e fui adquirir o meu primeiro disquinho com 500GB por modestos 150,00, visto que o meu atual PATA de 120GB está começando a apresentar ruídos não muito agradáveis.

A aquisição do HD foi tranquila, cheguei a loja, pedi o produto mencionando ter visto o anuncio no site “Boa dica“, que garante um bom desconto no pagamento em dinheiro a vista (o preço normal era de duzentos e alguma coisa), paguei, peguei a nota fiscal e o produto e pronto. O problema foi ao procurar o cabo adaptador da fonte, visto que a minha fonte não possui conector para SATA.

O Cabo adaptador para fonte de HDs SATA

Passei em diversas lojas com a pergunta: “Quanto custa o adaptador para fonte de HDs SATA?” e em todas fui respondido com um seco “Tem não”, ou suas variações. Já estava ficando preocupado mas isso não resolvia o meu problema com o novo dispositivo.

Por fim, já sem esperanças e cansado de andar eu acabei tirando o óculos (É! eu sou míope 🙁 ) ao entrar em uma determinada lojinha em que fiz a mesma pergunta e recebi aquela mesma resposta. Mas desta vez, ainda que sem óculos e só enxergando vultos, eu estava a 1,5m de uma grade onde havia vários pacotinhos com cabos diversos pendurados, onde eu ao olhar de primeira identifiquei o que queria e enquanto estendia a mão para pegar o pacote disse: “Não tem!? E esse aqui!?”. Enquanto pegava o produto eu passei por um breve momento de indagação em que me questionei se eu não estava falando bobagens, há muito tempo que não mexo com hardware então talvez o nome do cabo fosse outro, mas ao virar o pacote do produto a etiqueta não deixava dúvidas, esta bem grande o título com letras garrafais “CABO ADAPTADOR DE FONTE PARA HD SATA”. O vendedor muito sem sem graça disse: “Ah! é esse? Pensei que fosse outro! São 10,00”.

Putz, vai ser imbecil assim lá na China – de onde veio o cabo. Tirei o dinheiro do bolso, paguei e fui embora com a dúvida na cabeça? Será que as outras lojas tinham também e os vendedores não sabiam nem o que era?

Saudosismo

Bons tempos eram aqueles em que vendedores de equipamentos para informática eram camaradas vestido de terno e gravata em que você perguntava se o cabo servia para ligar os drives A: e B: e o indivíduo dissertava sobre o processo de reconhecimento de drives de disquete 5 1/4″ pelo BIOS e que depois era mapeado pelo MS-DOS.

Hoje em dia os vendedores de equipamento técnico entendem tanto de tecnologia quanto entendem de discos voadores e outros OVNIs. com uma larga experiencia em venda de roupas intimas em sexy-shopping eles deixam o currículo na lojinha do seu zé e passam a vender hardware como se fosse calcinhas e cinta-liga.

As consequências disso são: Cliente insatisfeito, venda perdida, prejuízo para a lojinha e daí para o futuro só se vê a falência. tomara que algum dono de loja de informática leia esta minha crítica e capacite os seus vendedores.

10 comentários em “Vendedores não especializados ou desmotivados?”

  1. Montei a minha máquina. Já tinha tudo, menos o Cooler. Fui a uma grande loja de informática, a Primetek ( http://www.primetek.com.br/ ). Uma das maiories de Goiânia. E disse ao vendedor:

    ” – Eu quero um cooler para socket 775, Intel”.

    Não é um “cabo adaptador sata”. É mais básico e notório. A guerra dos processadores nos ensinou muito sobre isso. Pois bem, o vendedor me apresentou um Cooler de 12x12cm… isso mesmo, aquele EXAUSTOR preto, de parafuso, que geralmente fica nas laterais dos PCs…

    ” – Não, eu quero é um Cooler de processador. Aquele que vai na placa-mãe”, disse. Então recebi o que me deixou ainda mais indignado:

    ” – Sim, é esse mesmo. Mas o que você procura chama-se Cooler in box, e esse aqui basta você comprar o Dissipador também que sai mais barato e faz a mesma coisa.”

    Enquanto eu estava perplexo com a resposta, imaginando onde ele tinha encontrado para vender um dissipador novo sem cooler, a metralhadora de asneiras não parava por ai. Ainda tive que aguentar um:

    ” – Esse cooler que você procura por acaso é velho? Não temos nada para encaixes de processadores muito antigos. Porque você não dá uma olhada nos nossos computadores novos?”.

    Ah não… aja paciência!! Enquanto me levantava e ia em direção a saída, disse:

    ” – É Cooler de Core 2 Duo! Igual essa máquina que vocês estão vendendo ali e chamando de NOVO!”

    1. Hehe, eu também já passei por uma dessas com cooler também. Se fosse fazer uma enquete para ver quantas vez alguém já se deparou com vendedores que não sabem diferenciar um mouse de uma cueca acho que teriamos valores absurdamente altos.

      Embora seja cômico, lamentavelmente isso é vergonhoso pois nós que já temos conhecimento conseguimos resolver na hora o problema e se for o caso deixar de comprar o produto. Mas quem não tem muita intimidade poderia comprar gato por lebre e depois não conseguir trocar o equipamento já que a maioria destas lojinhas de quinta categoria dizem que não aceitam devolução e só nos resta aborrecimento.

      OBS: Se estas lojinhas de fundo de quintal não aceitarem a devolução por qualquer motivo simplesmente mencionem o PROCON. Em geral elas são todas irregulares então se você ameaçar eles “colocam o galho dentro”. Já comprei um headphone defeituoso e fui a loja quatro vezes para trocar, cada dia tinham uma desculpa diferente. Da terceira vez, mesmo acatando a desculpa que a troca era só com o gerente e ele não estava lá, eu deixei o recado que era a última chance deles prezarem pelos meus direitos como consumidor e que se não resolvessem o meu problema eu acionaria o PROCON. Quando voltei o covarde do gerente não estava – como esperado- , mas o meu dinheiro estava disponível para devolução do equipamento.

  2. Pingback: Welington via Rec6
  3. É birra de patrão cara, eles parecem que contratam só idiotas para trabalhar nas lojas, eu sou técnico de computador e estava ajudando um amigo a montar o seu PC, tinha pedido ao vendedor que colocasse os coolers de chacis , pois pretendíamos fazer um overclock na placa mãe, incluindo também um cooler profissional. Logo de início o babaca me questionou dizendo que eu deveria usar o cooler que vem com o processador de fábrica, pois é mais indicado (não sabe a merda que estava falando), assim que a máquina ficou pronta eu fui ver o computador, tinha pedido uma fonte de 750w reais, ele me disse que era esta mesmo, eu pedi para abrir o gabinete e cada a fonte? tinha uma merdinha de 150w, eu estava lá indigninadão quando olho nas laterais: onde estão os coolers de chacis? quando falei para ele que não estava no computador o que eu pedi ele me disse que não precisava de coolers extras nos computadores, eu olhei para ele e perguntei com sarcasmo moço vc deveria ter invetado o computador né? se não precisa de cooler nas laterais porque é que colocam estes furinhos aqui (me referindo ao espaço destinado a colocar a peça). Tivemos uma boa briga até que o gerente entrou na história e resolveu o nosso problema.

    1. Isso eu tenho que concordar com você “… só contratam idiotas…” (com algumas raras exceções, é claro). É muito mais barato contratar um vendedor genérico que está desesperado a procura de emprego em qualquer loja, do que contratar um técnico especializado e que sabe o que está falando e vendendo.

      Isso é uma pena pra eles. Eu, particularmente, costumo sempre voltar as mesmas lojas caso seja bem atendido mesmo que isso me custe alguns reais a mais e creio que muita gente boa faça o mesmo.

  4. primetek goiania estao vendendo maquinas bomba relogio em goiania e nao estao assumindo a garantia das mesmas e nem suporte tecnico, levei quase 3000 reais de re em uma maquina de 3 meses de compra e usa, so aviso, espalhem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.