Speedtest via linha de comandos

Existem diversos sites pela Internet que lhe permitem testar a sua velocidade de conexão, mas a grande limitação destes sites é que você só consegue testar a velocidade a partir do seu navegador. Nada demais se você só lida com máquinas desktop ou servidores com ambiente gráfco. Agora, você já precisou verificar a velocidade de conexão de uma máquina via linha de comandos? Se sim então esta dica é pra você.

Algum tempo atrás eu estava com esta necessidade, então abri o meu querido editor de textos e comecei a esboçar algo que seria futuramente um super medidor de velocidades que revolucionaria a computação mundial!

Não fui muito além do “def main():”, fechei o editor e aproveitando apenas o navegador e o Google eu cheguei a este repositório no Github.

Esta ferramenta, escrita em Python, acessa o site do SpeedTest e executa os testes de conectividade retornando o status de sua conexão.

Eu optei instalar usando o “python pip” por simplificar o trato com as dependências mas no README do repositório estão as instruções para instalação, que são bem simples, e há várias maneiras para fazê-lo.

Assim, os comandos que usei em meu sistema para instalar a ferramenta foram:

1$ sudo su
2# apt install python-pip
3# pip install speedtest-cli
4# pip install speedtest-cli --upgrade

O primeiro comando é para ter privilégios administrativos em meu sistema, você pode usar a forma que desejar desde que garanta que os próximos comandos sejam executados como root.

O comando 2 na verdade eu não digitei porque já tinha o “python-pip” instalado, se você não faz nem ideia do que isso seja então é melhor digitá-lo

Já os comandos 3 e 4 são para instalar e em seguida certificar-se de que estou com a ultima versão do script speedtest.

Para executar a ferramenta após sua instalação basta digitar o comando:

$ speedtest-cli
 Retrieving speedtest.net configuration…
 Testing from NET Virtua (AAA.BBB.CC.DD)…
 Retrieving speedtest.net server list…
 Selecting best server based on ping…
 Hosted by AllConecta (Duque de Caxias) [15.11 km]: 11.433 ms
 Testing download speed……………………………………………………………………..
 Download: 62.45 Mbit/s
 Testing upload speed……………………………………………………………………………………
 Upload: 6.57 Mbit/s
$ 

O arquivo README tem algumas opões a serem usadas para adequar o resultado de acordo com suas necessidades, então a recomendação para lê-lo.

Neste mesmo arquivo há algumas informações sobre a inconsistência sobre o resultado quando comparado com o próprio site do Speedtest, não se preocupe com elas. Qualquer que seja o método usado para medir sua velocidade terá inconsistência. Se os resultados fossem perfeitos e exatos nós nunca nos preocuparíamos em medir a velocidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.