Windows e Linux em dual boot com horários diferentes, como corrigir?

Se o seu computador tem dual boot (Windows + Linux) é possível que ao trocar de um sistema para outro, o horário registrado pelo relógio esteja diferente entre eles. Por exemplo o Windows marcando 17:10 enquanto o Linux marca 14:10, mas você pode corrigir isso com um único comando.

Isso ocorre devido a forma como ambos os sistemas configuram e leem o relógio de hardware do seu PC. Enquanto o Windows registra no relógio de hardware o horário local, o Linux preferencialmente registra o horário UTC.

Para corrigir, então basta fazer com que o Windows leia o horário como UTC ou fazer com que o Linux leia o horário local.

Correção no Linux

Nas versões mais recentes do Linux Ubuntu (digamos, a partir do Ubuntu 16.04) você pode usar a linha de comandos abaixo pra forçar o Linux a ler o relógio como horário local.

sudo timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock
Fig 1: Alterando o relógio do Linux para horário local, ao invés de UTC

Feito isso, basta reiniciar o sistema.

Correção no Windows

No Windows você deve abrir o prompt de comandos (cmd) como Administrador e então digitar um dos dois comandos abaixo de acordo com sua arquitetura.

Windows 32bits:

Reg add HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation /v RealTimeIsUniversal /t REG_DWORD /d 1

Windows 64bits:

Reg add HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation /v RealTimeIsUniversal /t REG_QWORD /d 1

Feito isso reinicie o Windows para que as alterações tenham efeito.

Observe que o comando é o mesmo, só mudando o tipo de valor que estamos armazenando no registro do Windows (DWORD para QWORD) e com isso o Windows passará a ler o relógio como horário UTC (tal como o Linux)

Só uma última observação: Ou você altera a configuração no Linux ou você altera no Windows, nunca nos dois ou a situação vai se inverter.

As configurações para Windows são creditadas a página do Ubuntu Handbook mas particularmente eu sempre fiz as mudanças no Linux por me sentir mais confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.