Windows e Linux em dual boot com horários diferentes

Se o seu computador tem dual boot (Windows + Linux) é possível que ao trocar de um sistema para outro, o horário registrado pelo relógio esteja diferente entre eles. Por exemplo o Windows marcando 17:10 enquanto o Linux marca 14:10.

Isso é devido a forma como ambos os sistemas configuram e leem o relógio de hardware do seu PC. Enquanto o Windows registra no relógio de hardware o horário local, o Linux preferencialmente registra o horário UTC. Mas com uma única linha de comando em qualquer um dos sistemas e um reboot você resolverá este problema.

Nas versões mais recentes do Linux (digamos, a partir do Ubuntu 16.04) você pode usar a linha de comandos abaixo pra forçar o Linux a ler o relógio como horário local.

sudo timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock

Feito isso, basta reiniciar o sistema.

No Windows você deve abrir o prompt de comandos (cmd) como Administrador e então digitar um dos dois comandos abaixo de acordo com sua arquitetura.

Windows 32bits:

Reg add HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation /v RealTimeIsUniversal /t REG_DWORD /d 1

Windows 64bits:

Reg add HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation /v RealTimeIsUniversal /t REG_QWORD /d 1

Feito isso reinicie o Windows para que as alterações tenham efeito.

Observe que o comando é o mesmo, só mudando o tipo de valor que estamos armazenando no registro do Windows (DWORD para QWORD) e com isso o Windows passará a ler o relógio como horário UTC (tal como o Linux)

Só uma última observação: Ou você altera a configuração no Linux ou você altera no Windows, nunca nos dois ou a situação vai se inverter.

As configurações para Windows são creditadas a página do Ubuntu Handbook então acredito que sejam funcionais, embora nunca tenha as testado. Particularmente eu sempre fiz as mudanças no Linux por me sentir mais confortável alterando este sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.