Google Chrome lento

Eu estava sem usar o Google Chrome há vários anos por dois motivos, o “bicho” era um voraz comedor de RAM e mesmo depois que o Google corrigiu isso (corrigiu?) ele estava insuportavelmente lento tanto para abrir quanto para estar pronto após digitar um endereço, qualquer que fosse ele.

Eu abandonei o navegador do Google voltando ao Firefox, que nunca me deixou na mão, mas sempre fiquei com aquele gostinho de frustração porque não conseguia abrir o Chrome em nenhuma das minhas máquinas embora visse diversos usuários menos hábeis usando o “maldito” com quinze ou vinte abas abertas e nenhuma lentidão.

Eu tentei resetar a senha, excluir os dados, limpar cache, logar no navegador com conta de outra pessoa, não logar com conta nenhuma… parecia algo pessoal, então eu joguei a toalha.

A solução veio quando eu abandonei de vez o interesse pela solução e é bem simples e consiste apenas em desativar a aceleração por hardware que vem ativada por padrão.

Curiosamente mesmo para minha máquina com uma GPU AMD Radeon isso foi necessário e sem o qual não era possível usar o Google Chrome.

Se este é o seu caso siga este caminho:

  • Abra o Google Chrome
  • Digite na barra de endereços “chrome://settings/” e tecle ENTER
  • Role a página até o final e clique na opção “Avançado
  • Role a página novamente para ver mais opções
  • A penúltima seção chama-se “Sistema“, desligue o interruptor ao lado de “Usar aceleração de hardware quando disponível
  • Clique no botão “Reiniciar” que surgirá ao lado do interruptor
  • Assim que o Google Chrome abrir novamente ele estará muito mais rápido
Desligar aceleração de hardware no Google Chrome

Caso o seu navegador esteja tão lento que não consegue abrir, você pode dar uma mãozinha a ele e já desabilitar a aceleração de hardware via linha de comandos. Para isso abra um terminal e digite:

$ google-chrome --disable-gpu

Isso faz o mesmo efeito mas só é válido para a sessão que você acabou de abrir, ou se você sempre executar o Google Chrome digitando esta linha de comandos. Para tornar a mudança definitiva é só seguir os passos indicados acima via menu de configuração do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.