Atualizando o timezone de servidores antigos

Se você possui alguns, ou muitos, servidores antigos provavelmente chegou ao trabalho nesta manhã de segunda-feira com a ingrata surpresa de ver que diversos deles entraram indevidamente no horário de verão.

A solução que descrevo aqui funcionou bem com máquinas Debian Squeeze, Wheezy, Ubuntu Precise, Trusty e Wily. Mas o conceito é o mesmo para qualquer outra versão ou distribuição Linux.

Desde a manhã de domingo, dia 21, vê-se uma enxurrada de mensagens pela Internet sobre problemas com telefones e sistemas diversos que entraram no horário de verão.

Isso graças a mudança na data de início do horário de verão, em razão das eleições gerais 2018. Mas políticas e motivações a parte, o fato é que a culpa é sempre do cara da TI.

É provável que seus servidores atualizados não tenham virado na data errada, e esteja tudo bem (senão um apt-get upgrade resolverá), porém aqueles servidores mais antigos que estão há mais tempo desatualizados certamente sofreram com o problema e precisam de uma intervenção manual, já que talvez nem haja um pacote com as correções.

A solução é simples, basta você atualizar a base “tzdata” que contém os timezones da sua máquina.

Em testes que eu realizei em um conjunto de máquinas em produção usando diversas versões diferentes de Debian e Ubuntu, instalar o pacote tzdata de um sistema mais recente para o mais velho funcionou sem complicações.

Pra facilitar minha vida eu usei  o procedimento abaixo que com as devidas modificações poderá ser usado em qualquer sistema:

1 – Atualizei o sistema de um servidor WEB com Debian 9;

apt-get update ; apt-get upgrade

2 – Copiei o pacote atualizado do tzdata do diretóri ode cache do apt para o diretório raiz do apache;

cp /var/cache/apt/archives/tzdata_2018f-0+deb9u1_all.deb /var/www

3 – Entrei em cada um dos meus servidores com problema de timezone, por ssh, e dei os seguintes comandos:

wget http://meuservidorweb/tzdata_2018f-0+deb9u1_all.deb
dpkg -i tzdata_2018f-0+deb9u1_all.deb

Veja que como eu fiz em um servidor WEB isso facilitou na hora distribuir o pacote entre os mais de 20 servidores que tinha problemáticos, já que os dois únicos passos a serem realizados em todos eles foi apenas o passo 3.

Claro que você pode usar outra alternativa para enviar o pacote para os servidores. FTP, SSH, pendrive etc. O importante é você ter o pacote novo do tzdata no servidor que receberá a atualização.

Durante o processo eu não recebi qualquer mensagem de erro e as alterações foram efetivadas imediatamente sem precisar qualquer outro procedimento.

Pelo menos até o próximo horário de verão o problema deverá estar resolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.