Acessando seu desktop remotamente via NoMachine

Nomachine é uma daquelas ferramentas que você tem que ter instalada em seu sistema. Trata-se de uma ferramenta para acesso remoto similar ao “Remote Desktop” do Windows, só que permite o acesso a estações Windows, Mac, Linux a partir de qualquer computador ou mesmo smartphone com Android e IOS.

Se você pensou em VNC para este mesmo propósito, você não sabe o que está perdendo. O NoMachine usa um protocolo otimizado que permite uma acesso muito mais fluído, mesmo em conexões com baixa velocidade.

Além disso o Nomachine permite o compartilhamento e acesso direto de discos, portas de rede, impressoras, leitores de cartões e praticamente qualquer dispositivo USB de forma transparente.

A instalação é feita baixando-se o pacote para seu sistema operacional diretamente no site do NoMachine e executando o comando apropriado para instalação de acordo com o seu SO.

Você pode baixar o executável “exe”  para Windows (a partir do XP), o “DMG” para o Mac OS (10.5 e mais recentes) ou “RPM”, “DEB” e “TGZ” para Linux (RHEL 4.4, Suse 10, Debian 4, Ubuntu 8.04 ou mais recentes).

Após a instalação, em pelo menos duas máquinas (o pacote é o mesmo para o cliente e para o servidor) eles estarão rodando em segundo plano como servidor e escutando as requisições de outras máquinas.

Para acessar uma máquina remota basta abrir a ferramenta na estação cliente e informar o endereço IP da outra que será acessada. Caso ambas estejam na mesma rede é possível que na janela principal você veja um ícone com as demais que podem ser acessadas.

Você deverá informar o usuário e senha da máquina remota e pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.