O Synergy não é o que dizem

Só para aliviar o estresse e desabafar uma frustração de um domingo inteiro perdido tentando fazer o “KVM” Synergy[1] funcionar e descobrir depois que ele não é o que dizem ser. Após ler mil e um artigos sobre este camarada eu resolvi baixar os seus pacotes via aptitude em minhas duas máquinas para testar. Segundo todos os artigos que li ele é um KVM, logo, eu esperava a partir de um dos computadores  (um notebook) que estava comigo no quarto curtindo um monótomo domingo de chuva, eu pudesse controlar o outro (um desktop no escritório), ou vice-versa.

Após vários erros e falhas de conexão pra tudo quanto é lado, mesmo em alguns momentos parecendo que estava tudo certo nada funcionava … já estava quase desistindo quando resolvi sair da minha “caminha quentinha” e ir ao escritório para fazer um último teste antes de dar um aptitude remove em tudo e pegar o bloquinho de castigo para escrever mil vezes que eu sou um burro. Ao fazer o último teste, com os dois computadores um ao lado do outro, como num passo de mágica eis que tudo funcionou como deveria (não como eu esperava).

Deixe-me explicar melhor: Um KVM compartilha Keyboard (Teclado), Video (Video) e Mouse (Mouse) entre os computadores ligados à ele, eu esperava então que com os dois computadores configurados eu poderia de um controlar o outro, como ocorre com os Switches KVM (baseado em hardware) que eu tenho lá no trabalho.

Um KM controla apenas o Keyboard (Teclado) e Mouse (Mouse). O vídeo não entra na história, e é isso que Synergy faz  ao contrário do que vários posts na Internet dizem.

É exatamente isso que está no FAQ[2] do site oficial[1].

Can synergy share the display in addition to the mouse and keyboard?

No. Synergy is a KM solution not a KVM (keyboard, video, mouse) solution. However, future versions will probably support KVM. Hopefully, this will make synergy suitable for managing large numbers of headless servers.

Então só pra resumir:
Se eu tenho 4 computadores na mesma mesa, ou que os seus monitores estejam no seu campo visual, você poderá controlá-los usando um KM, mas lembre-se que necessitará que os 4 tenham os seus próprios monitores de vídeo, você escolherá a máquina a ser trabalhada e terá que “virar a cabecinha” para olhar lá no outro monitor, o que está acontecendo.

Se eu tenho 4 computadores, com os monitores fora do campo de visão, ou mesmo sem monitor de vídeo, então eu preciso de um KVM. Seja por software, ou por hardware. Então você passará o dia inteiro olhando para um único teclado, vídeo e mouse e porá controlar todos eles sem precisar ohar para lado algum.

Como as alternativas de KVM por software são caras e restritas ao Windows caso precise de um KVM é melhor optar pelo KVM por hardware que apesar de caros funcionam em qualquer plataforma. Então, srs blogueiros desinformados, entendam que diabos é um programa antes de escreverem bobagem.

Em fim, eu vou pegar o bloquinho do castigo sim, mas ao invés de escrever mil vezes “Eu sou um burro e não sei instalar um programa que todos dizem que é fácil”, ou vou escrever dez mil vezes, eu devo sempre ler  primeiro o manual do fabricante (site do desenvolvedor) antes de acreditar nestes “bloguezinhos” de amadores.

ps: O Synergy funciona muito bem, como KM, para solução de KVM ainda estou procurando.

[1] Site oficial do KM Synergy – http://synergy2.sourceforge.net/

[2] Synergy é um KM e não um KVM – http://synergy2.sourceforge.net/faq.html#faq8

6 comentários em “O Synergy não é o que dizem”

  1. Pingback: Welington via Rec6
  2. Cara, nao sei onde, mas eu tinha lido em algum lugar justamente isso, q o synergy funcionava como uma extensao da sua area de trabalho, ou seja todos os computadores precisavam de video.

    Com vc deseja controla todos as maquinas apartir de um video, um monitor e mouse, o VNC nao atenderia sua necessidade ?

    Abraços 😀

    1. Olá Beto,

      Obrigado pela visita, há certas situações que o VNC não consegue ser útil. Por exemplo se você precisar um console remoto – em modo texto. Neste caso um KVM de verdade seria útil. O VNC só consegue satisfazer esta condição para máquinas virtuais, mas em máquinas físicas você só consegue acessar o modo gráfico.

  3. Me desculpe, mas parece que o desenformado, ou o analfabeto funcional que não consegue intrepretar um texto é você, e não o Morimoto, já que foi lá que eu descobri o Synergy e fiquei sabendo exatamente o que ele faz… E uso o software a anos, me é extremamente útil. Acho que quem deveria prestar mais atenção ao que escreve, e lê, é você…

  4. Prezado @Tiago Fioresi ,

    Francamente não entendi o motivo da sua agressividade neste comentário. No texto eu reconheci que tomei uma surra para usar um programa que todos dizem que é fácil, mas em momento algum disse que o programa não serve. Tanto serve que, embora ele não seja o que esperava, o utilizo até hoje.

    Quanto a interpretar texto não é preciso ser gênio para ler NO TÍTULO deste texto [1] escrito pelo Sr Morimoto que ele classificou o software erroneamente como KVM. É só ler o título do texto e ver que está errado, mas isto não significa que ele seja analfabeto funcional (classificação que não usei em momento algum). Além do mais, em outra página de seu site ele publicou um texto deixando claro que o Synergy é um KM e não um KVM[2].

    Também neste[3] (que é um capítulo do seu livro) é possível ver que está errado. Uma busca no Google vai mostrá-lo que outras pessoas também descreveram o software como KVM ao invés de KM, como neste aqui[4] que é uma cópia do texto do Morimoto. Exatamente por isso o título do meu post é “O Synergy não é o que dizem”. A considerar que você não conseguiu interpretar estes detalhes do texto só posso concluir que o analfabeto funcional nesta história é você.

    Quanto ao “desenformado” que significa “ter tirado algo da forma” (um bolo por exemplo) está fora do contexto. O certo aqui seria “desinformado”, que significa “quem não tem a informação”. Para quem quer criticar alguém ao menos a ortografia deveria ser coerente. Logo, desinformado é você.

    Espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas quanto a ortografia e interpretação de texto, que embora fuja ao escopo do meu blog, não custa nada ajudar eventualmente.

    Obrigado pela visita e volte sempre que desejar.
    ps: Não vou mais aprovar os seus comentários que tenham este tom agressivo e sem fundamento.

    [1] http://www.guiadohardware.net/artigos/kvm-synergy/
    [2] http://www.guiadohardware.net/termos/synergy
    [3] http://www.gdhpress.com.br/ferramentas/leia/index.php?p=cap2-8
    [4] http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20051213.php

  5. OLA BOA NOITE

    Não percebo nada de informática mas através da net já procurei e encontrei resposta para o
    seguinte:
    – ligar 4 computadores a um terminal e trabalhar com todos com o mesmo teclado e rato.
    PRECISAVA DE AJUDA ERA PARA SABER SE CONSIGO VISUALIZAR EM SIMULTÂNEO NO MONITOR AS DIFERENTES ÁREAS DE TRABALHO SEM TER QUE ESTAR A SALTAR ATRAVÉS DE COMBINAÇÕES DE TECLAS NEM DE BOTÕES DA SWITCH
    OBRIGADO
    RICARDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.