Aprendendo “vi” com “vimtutor”

logo-editor-vim“Vi” é um dos principais, e mais antigos, editores de texto em linha de comandos. 10 entre 10 instalações Linux possui ao menos uma versão do Vi original ou uma de suas “encarnações” (vi, vi, elvis, nvi etc). Quem usa linha de comandos com muita frequência vez por outra precisa editar um arquivo de configuração e mesmo havendo inúmeras alternativas é bem provável que em algum momento você se depare com uma instalação que não tenha o seu editor preferido, mas o vi está lá, pronto para ser usado com aquele “jeitão intimidador”. Sendo uma ferramenta quase onipresente no mundo Linux, conhece-lo é primordial.

Se você ainda não sabe como lidar com ele dê uma lida no tutorial básico disponível na maioria das distribuições Linux, simplesmente digitando “vimtutor” na linha de comandos.

$ vimtutor

Na verdade, o “Vimtutor” é apenas um arquivo texto simples, porém bem escrito e bem formatado, que com sete pequenas lições práticas vai deixá-lo apto a usufruir das vantagens de se usar uma das pérolas do mundo Unix.

E antes que os puristas critiquem é bom que se registre. o “vimtutor” dá explicações sobre o editor “vim” (VI Improved) que como diz o nome é uma versões aperfeiçoada do tradicional “Vi”, o que de qualquer maneira será de grande utilidade, mesmo quando apenas o “Vi” original estiver disponível.

Boa leitura e ótimo aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.