Removendo discos em servidores virtuais sem parada do serviço

Então você está precisando remover um disco no seu servidor  virtualizado, mas não pode dar um reboot no sistema para executar a remoção. Faça isso “a quente” apenas informando ao kernel que o disco foi removido.

Considerando que você já transferiu os arquivos desejados para outro local e o disco esteja desmontado basta digitar o comando abaixo como root na linha de comandos.

echo 1 > /sys/block/sdb/device/delete

Substitua o “sdb” pelo disco desejado. Após isso se você digitar  “ls /dev/sd? ” verá que o dispositivo já não existe mais. Agora é só removê-lo do inventário d a sua máquina virtual.

Eu precisei usar este recurso após remover alguns discos de um grupo de volume LVM e mesmo eles não sendo mais utilizados durante os processos de boot eram exibidas mensagens a respeito dos discos removidos. Após digitar este comando para cada um dos discos as mensagens não foram mais exibidas, mas isso é valido para qualquer caso em que um disco não seja mais desejado.

Isso é praticamente o inverso do /sys/class/scsi_host/host/scan que já tinha apresentado algum tempo atrás no artigo Atualizando a lista de discos disponíveis no sistema.

Como referência seguem três links que podem ser úteis:

http://grox.net/sysadm/unix/linux_disk_hotplug_helpful_commands

http://blog.fealdia.org/2011/12/09/linux-sata-disk-manipulation-hot-swapping-using-sys/

http://unixqas.blogspot.com.br/2011/03/how-to-dynamically-scanaddremoveoffline.html

Uma ideia sobre “Removendo discos em servidores virtuais sem parada do serviço”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *