Problemas com driver WIFI Broadcom BCM4313

Há algum tempo tenho usado o Ubuntu 14.04 em meu netbook e tudo funcionava muito bem até que recentemente fiz algumas atualizações e após isso, estranhamente, embora o indicador de intensidade indicasse que o sinal estava excelente e todas as ferramentas de gerenciamento de conexão indicassem que eu tinha um endereço IP, rota, DNS etc, eu simplesmente não conseguia acessar a minha rede doméstica. A culpa era o driver da Broadcom, foi só removê-lo e pronto.

Eu penei alguns dias fazendo testes, desinstalando e reinstalando o driver até que desisti e pedi ajuda ao “São Google”. O resultado foram várias páginas sobre o problema que indicavam que o driver oficial da Broadcom estava pior do que o driver opensource disponibilizado pela comunidade Linux.

Nas minhas leituras sobre o problema eu encontrei algumas pessoas reportando que o problema só ocorria com pontos de acesso em modo “802.11N” e que após mudarem o AP para o modo 802.11b/g o problema foi resolvido, mas eu não queria desativar o modo “n” do meu AP, pois eu perdria velocidade na rede WIFI que já é tão miserável.

Em todo caso, as referências sobre o problema sugeriam a mesma coisa. Remover o driver da Broadcom. Seguindo a recomendação, eu abri o terminal do meu Linux eu usei o bom o velho apt-get para resolver meu problema.

sudo apt-get --purge remove bcmwl-kernel-source

ou se preferir

sudo aptitude purge bcmwl-kernel-source

Para assegurar que o coisa ruim, digo … código ruim e proprietário da Broadcom não venha a incomodar novamente basta colocar os drivers antigos na blacklist assim:

echo "blacklist b43" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist.conf
echo "blacklist wl" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist.conf
sudo modprobe -r b43 wl brcmsmac
sudo modprobe brcmsmac

Após um reboot a máquina já estava navegando na minha rede e na Internet.

Durante este reboot foram exibidas umas mensagens referentes ao driver “bcma” (antes que o logo do ubuntu fosse exibido e o boot concluído). Isso me fez lembrar de ter visto uma mensagem similar a ela logo após ter instalado o Vmware Workstation. Talvez tenha sido este o culpado do problema, ou pode ter sido uma tremenda coincidência tudo ter começado logo após a sua instalação.

Se servir de referência para alguém segue alguns dos links que encontrei sobre o assunto.

[1] Broadcom STA driver gets autoinstalled on BCM4313, where it’s no longer needed. https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/jockey/+bug/1306928
[2] Broadcom BCM4313: Network UNCLAIMED. http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2197693
[3] ubuntu 14.04 wireless not working BCM4313. http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2220443

4 comentários em “Problemas com driver WIFI Broadcom BCM4313”

  1. Boa Tarde

    Alguém poderia me ajudar, estou com o mesmo problema..

    A minha rede WIFI aparece mais tento conectar e não conecta.

    E na rede cabeada não funcionada.

    A placa de rede é uma BR4313.

    O notebook é um dell inspiron N5010

    1. Olá Kelvin,

      Recentemente tive um problema similar com o meu HP Pavilion DM1 que usa este mesmo drive que de um dia para o outro simplesmente o equipamento não encontrava mais a placa de rede WIFI tanto pelo Linux quanto pelo Windows.
      Para resumir eu abri o equipamento e embora a plaquinha estivesse devidamente conectada no lugar, eu apenas dei um “apertão de leve” sobre ela e girei levemente os fios de antena do WIFI e do Bluetooth para eliminar qualquer mal contato existente. Após montar e ligar o equipamento a placa foi novamente reconhecida e voltou a operar normalmente.

      Caso isso não funcione, nem com Windows e nem com Linux você terá duas alternativas. Comprar a placa WIFI original (por volta de uns 50 reais) e fazer a troca, ou então comprar um adaptador USB-WIFI (por volta dos 15 reais).

  2. Muito obrigado amigo, sua informação me salvou.
    Isso funcionou num linux mint 18 MATE.
    Tinha instalado o linux mint num HP Pavilion DM1 porque ele era o único que fazia a placa wireless funcionar.
    De fato funcionou, mas depois de fazer alguns updates, o driver parou de funcionar, mesmo sendo reconhecido pelo SO.
    Seguindo esses passos ele voltou a funcionar.
    Muito obrigado !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.