Erro no cache do APT

Recentemente tentei fazer uma atualização de pacotes no meu sistema pela linha de comandos e ao final do processo de upgrade recebi a seguinte mensagem:

dpkg: error: parsing file '/var/lib/dpkg/available' near line 2594 package 'libeina1':
 package has field 'Multi-Arch: same' but is missing architecture

A atualização ocorreu aparentemente bem no entanto as tentativas de instalar outros pacotes posterior a isso eram interrompidas e a mesma mensagem era exibida. A solução para o problema é dada com dois comandos apenas.

Embora a mensagem mencione o pacote libieinai, que é uma biblioteca relacionada ao ambiente gráfico Enlightenment, o pacote em si não é o culpado pelo problema. A causa é o cache do Apt, gerenciador de pacotes do Debian, que por alguma razão está corrompido.

Para não se alongar muito. Como disse antes, a solução é simples e feita com dois comandos apenas:

sudo dpkg --clear-avail && sudo apt-get update

Feito isso o cache do Apt estava reparado e pude voltar a atualizar e instalar novos pacotes normalmente.

Achei algumas referências no Google sobre o assunto e váias delas sugeriam a remoção do diretório de cache e muitas outras ações que embora tenham funcionado para quem as sugeriu nenhuma delas era tão simples quanto rodar dois comandos.

Apesar de ter achado essa alternativa em vários sites só vou deixar aqui a referência no site do Lanchpad por achá-la que é a mais detalhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.