Acessando partições exFAT no Ubuntu

ExFAT (Extended FAT), também conhecido como FAT64, é uma adaptação no velho e tradicional formato de partições Microsoft FAT adequado para dispositivos removíveis como discos USB e pendrive. Como uma de suas vantagens temos que este [não tão] novo sistema de arquivos suporta arquivos com até 16EiB (lembrando que 1 Exabyte = 1.000.000 Terabytes) enquanto que o formato original não suportava arquivos com mais do que 4GB. Existem outras vantagens também mas sugiro uma leitura as páginas da Wikipedia Brasil e Wikipedia Americana para maiores detalhes.

Como tudo que vem da Microsoft, este sistema não é suportado pelo Linux (não oficialmente, mas graças a ativa comunidade de desenvolvedores é possível acessá-la seguramente a partir do Linux). No Ubuntu 13.10 basta instalar os pacotes exfat-utils e fuse-exfat usando o apt-get, aptitude, synaptic ou outro gerenciador de pacotes de sua preferência.

No Ubuntu 12.04 você precisa antes adicionar um novo repositório de onde poderá obter estes pacotes. Pela linha de comandos digite o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:relan/exfat

E para instalar use os dois comandos abaixo que atualiza a lista de pacotes e instala os pacotes.

sudo apt-get update && sudo apt-get install fuse-exfat exfat-utils

Uma vez que estes pacotes estejam instalados basta conectar o seu dispositivo na porta USB e ele será montado automaticamente pelo seu sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.