Faça a Web trabalhar para você com IFTTT

Logotipo IFTTTIFTTT é o acrônimo para o site IF This Than That, ou em bom português “Se Isso Então Aquilo”. Descobri este site há algum tempo para automatizar tarefas na web e toda vez que o uso me lembro de uma frase dita pelo meu pai no auge de nossa ignorância digital, nos primeiros momentos de espanto com o que se poderia fazer com a Internet. “A Internet é mágica!”

Isso foi a quase eternos 15 anos atrás quando ainda usava um modem Motorola para discar à 33kbps pela linha telefônica, na época, recentemente migrada para o padrão digital. E olha que na época não existiam nenhuma das ferramentas que temos hoje em dia para desenvolvimento de websites, ainda assim havia “magia”.

Ter o conhecimento de tudo ao alcance de meia dúzia de cliques só poderia ser realmente mágico. Mesmo depois de sair da ignorância digital e conhecer como as coisas funcionavam ainda assim eu continuava a ouvir aquela frase ecoando em minha mente.

Deixando o lado fantasioso da coisa e indo para o lado racional, tudo isso funciona graças a ferramentas como Ajax, HTML5, Flash entre outras. Estes são apenas alguns dos ingredientes citados em qualquer receita de poção mágica para Internet.

E por falar em magia, poção mágica, ingredientes e receitas, vamos voltar ao tópico que me propus a falar. O site IFTTT (Se Isto, Então Aquilo). O nome pode parecer estranho para quem não conhece de programação, mas tem tudo a ver com o seu propósito e o que é melhor é muito simples de se usar.

Exemplos de uso

Imagine a seguinte situação.Você tem um perfil no Facebook para onde envia dezenas fotos diariamente a partir do seu smartphone e depois nunca se lembra de salvar esta foto no seu computador. O IFTTT pode ajudá-lo monitorando o seu perfil e SE tiver uma nova foto no seu perfil, ENTÃO ele automagicamente a enviará para sua conta no Dropbox, ou para o seu e-mail, para o Google Drive ou qualquer outra coisa que você queria.

Em outro exemplo. Você quer que determinados e-mails sejam enviados como tarefas para o Wunderlist ou sejam salvos no Dropbox como arquivo texto etc; ou ainda quer escrever uma publicação no Facebook e replicá-la no Twitter, Tumblr, no blog WordPress ou qualquer outro lugar. Enfim … há milhões de possibilidades.

Como funciona

Uma vez que você tenha criado uma conta no site, você poderá criar suas receitas, ou usar uma das milhares já feitas por outros usuários que a compartilharam (você pode compartilhar ou não sua receita isso é opcional).

Os termos que você precisa lembrar são:

Canal (Channel): Há cerca de 60 canais disponíveis que correspondem a sistemas web que permitem interação das mais diversas como E-mail, Dropbox, Delicious, Blogger, WordPress, RSS, Facebook, Twitter, Google Drive, Instapapper,  Evernote entre outros. Toda receita usa dois canais. Um na seção “This” que corresponde ao canal a ser monitorado e outro que será usado na seção “That”, este será o canal que vai realizar uma tarefa.

Canais do IFTTT
Alguns canais do IFTTT

Gatilho (Trigger): Gatilho nada mais é que o evento que vai disparar a ação esperada (pode ser o fato de chegar uma nova notícia no seu feed, ou o recebimento de uma mensagem no Twitter, a atualização de status no seu Facebook etc). Os gatilhos são variados de acordo com o Canal escolhido então não dá pra descrever todos eles aqui. Em geral escolha o canal que você quer interagir e certamente o evento que você deseja monitorar estará lá.

Ação (Action): Acho que o nome está bem claro e dispensa maiores comentários. Esta é a ação a ser executada quando um gatilho for disparado. Assim como ocorre com os gatilhos, as ações variam de acordo com o Canal e podem ser coisas como “publique no meu mural”, “envie-me um e-mail”, “tweet isso”, “salve a imagem no meu Dropbox”, “alerte-me pelo Google Talk” etc.

Ingredientes (Ingredients): A maioria, senão todas as ações precisam de informações sobre o que será feito. Estas informações são os ingredientes e também dependem dos canais escolhidos (para ser mais especifico depende do canal do lado “This”). Se por exemplo minha receita vai monitorar o Twitter para atualizar Facebook, então os ingredientes são as informações que o Twiter pode fornecer sobre o meu status e não sobre o Facebook.

Mãos na massa

Não se preocupe o site todo é bem intuitivo e não tem como errar por muito tempo. Claro que você vai precisar testar as suas receitas até estar satisfeito, mas se errar basta alterá-las, ou excluir e criar denovo.

É importante deixar como aviso que alguns canais precisam ser ativados. O que significa que eles precisam autorização para certas atividades. Como por exemplo o Twitter, Facebook, Gmail precisam ser autorizados. Quem já andou brincando com estas ferramentas conhecem bem o que é, pois já devem ter visto inúmeras vezes as mensagens de pedido de autorização para acessar seu perfil. Não é nada demais, mas não custa avisar.

Agora é com você, clique no botão “Create” no topo da página e divirta-se, ou então clique em “Browse” e comece a explorar as receitas já existentes para aprender ou mesmo usá-las como queira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.