Está chegando o dia mundial do lançamento do IPv6

Não tem mais volta, então anote ai na sua agenda dia 6 de junho de 2012 (6/6/12). Será o dia do lançamento mundial da nova versão do protocolo IPv6 que substituirá gradativamente a versão 4 (IPv4) que está em uso na Internet desde os primórdios da “Internet à vapor”.

E embora este seja um assunto de cunho técnico é muito importante que mesmo o internauta mais novato saiba do assunto pois os endereços IPv4 estão no fim e com isso se o IPv6 não entrar em produção logo dentro de alguns meses será impossível ou ao menos muito complicado que uma empresa nova possa ter um endereço na Internet.

Outro detalhe que o novato precisa saber é que todos os novos sites que suportarem apenas o protocolo IPv6 não serão acessível diretamente pela sua conexão atual (que é IPv4). Claro que os provedores de serviço estão se preparando  (ou deveriam estar) para esta mudança e logo fornecerão um recurso para permitir o acesso a estes novos endereços, mas até lá espere um bocado de frustração que são inevitáveis nestas ocasiões.

Dentre as grandes empresas que estão prontas para mudança estão o Yahoo, Google, Facebook, AT&T, Cisco, D-Link, Microsoft Bing entre outras (você pode conferir a lista completa no site do evento). Duvido que você conheça/use os serviços de ao menos uma destas empresas então fique de olho. Teste se a sua conexão será compatível com o novo protocolo clicando aqui e caso alguma coisa der errado é melhor você se informar com o seu provedor de serviços sobre o que ele pretende fazer para mudança ou do contrário sua Internet será muito limitada.

ps: quando a mudança ocorrer você poderá acessar este blog por IPv4 e por IPv6, graças ao meu serviço de hospedagem que já se antecipou ao evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *