O quão “única” e rastreável é a sua máquina?

A pergunta [do título deste post] poderia soar estranha em outra circunstância, mas em um momento em que o mundo ter virado de pernas pro ar só porque a Google tornou mais clara as suas políticas de privacidade, a pergunta passa a ter mais sentido. Não vou entrar no mérito de discutir o que acho da tal “mudança”, pois não acho nada além de que se você não está satisfeito com a mudança deve cancelar a sua conta Google imediatamente, se você não acha nada então deveria ler com cuidado para ter o próprio ponto de vista, ao invés de ficar lendo palpites tendenciosos por ai.

A verdade é que não existe ninguém anônimo na Internet, todas as empresas “.com” coletam alguma informação da máquina dos seus usuários no momento que seus sistemas são acessados. Desde sites bancários, e webmails até este simplório blog. Como você acha que se pode contabilizar as visitas a um site, ou mostrar propagandas exclusivas para seu país e até mesmo sua cidade, ou mesmo quando você volta a um site já visitado ele ter salvo suas preferências de idioma, cor etc (e as vezes até mesmo sem você ter feito o login)?

Bem, minha pergunta no título do post ainda continua em aberto, então voltando a questão, um trabalho intitulado “How Unique Is Your Web Browser?” escrito em 2010 por um dos cientistas da EFF (Electronic Frontier Foundation), concluiu que com cerca de 33bits de informações coletadas na sua máquina era possível identificá-lo na Internet [e acredite coleta-se muito mais do que isso] e para comprovar sua teoria ele criou um pequeno site que demonstra como isso é possível. Vale a pena a visita e se o resultado for igual ou maior a 33 é melhor você colocar a barba de molho (eu estou por volta dos 20, mas isso não significa que seja impossível de me localizar – apenas gera um esforço um pouco maior).

Em tempo, fica aqui uma dica. Se você quer ter 100% de segurança e sigilo, trate de desligar este computador correndo, enterre-o a 100 metros de profundidade e cubra-o de concreto mas ainda assim talvez já seja tarde demais pra você. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.