Tucan Manager – Gerenciador de downloads para sites de repositórios de arquivos

Quem já precisou baixar arquivos do 4Shared, Megaupload, Rapidshare e outros serviços de armazenamento de arquivos sabe o quanto é sofrível baixar mais de um arquivo seguidos daí surgiram os gerenciadores de download específicos para este tipo de serviço.

Serviços de armazenamento de arquivos

Atualmente existem centenas de serviços de repositórios de arquivos onde podemos armazenar arquivos “gigantes” para compartilhamento com outras pessoas. O problema é que este “gigante” nem sempre é tão grande quanto o esperado e então necessitamos dividir o arquivo em pedaços menores.

Dividir e depois juntar os arquivos é um procedimento simples mas baixar os pedaços a partir sites de compartilhamento é sofrível. Geralmente você tem que baixar um por vez e ainda tem que esperar alguns (as vezes vários) segundos para que o download inicie.

Para evitar este tipo de transtorno existem os gerenciadores de download como o Tucan Manager que se encarregam de fazer todo o trabalho cansativo. O seu único trabalho é digitar, ou colar as URLs dos arquivos no programa, validar se está tudo OK e pronto. Agora é só esperar o download terminar.

Tucan Manager

O Tucan Manager (TM) [1] é um destes gerenciadores de download expertos que está apto a trabalhar com arquivos hospedados em qualquer um estes serviços:

  • 4SHARED
  • MegaUpload
  • SendSpace
  • ZShare
  • File Factory
  • Uploading
  • Rapidshare
  • Hotfile
  • Badongo
  • Fileserve
  • Mediafire
  • Depositfiles
  • Easy-share

E como o software está apto a receber novos sistemas através de plugins se aparecer algum outro serviço de hospedagem que valha apena não vai demorar muito para que ele apareça nesta lista.

A interface do TM é limpa e prática não deixando dúvidas sobre seu modo de uso. Na janela principal temos botões grande que facilitam o acesso as principais funções do programa e as menos necessarias são acessíveis via menu.

Em suas preferências é possível escolher a pasta de downloads, o idioma (Português só de Portugal, mas ainda assim está incompleto), os serviços de repositórios que você deseja acessar e mais algumas opções básicas.

Como instalar

Até a data em que escrevi esta resenha, a última versão (0.3.10) só está empacotada para Windows e Mac OS X. Para os demais sistemas e distribuições Linux teriamos que se contentar com a versão 0.3.9 disponível nos repositórios oficiais ou então baixar os fontes e instalar (como ele foi desenvolvido em Python não é preciso compilar).

Tanto no Debian quanto no Ubuntu a instalação se resume a digitar o seguinte comando:

sudo apt-get install tucan

Para aqueles que preferirem usar o código fonte e assim se beneficiar das correções da última versão basta baixar o pacote do site oficial, descompactá-lo em uma pasta temporária, a partir de uma janela de terminal acessar esta pasta e digitar:

sudo make install

Com isso os arquivos serão devidamente copiados para as pastas corretas dentro de /usr/local, inclusive com os ícones, pagina de manual e atalhos nos menus dos ambientes gráficos que suportem o padrão “.desktop” (Gnome, Unity, KDE, XFCE entre outros).

Instruções rápidas para começar a baixar arquivos

Após a sua instalação teremos um ícone para evocá-lo dentro do nosso menu de Aplicações > Internet. Basta clicá-lo para que a aplicação abra e possamos começar os downloads.

Tela principal do Tucan Manager

Para os mais afobados apenas o primeiro botão é o que interessa (Adicionar Downloads). Ao clicar neste botão você deverá digitar ou colar os endereços URL dos seus arquivos; em seguida clique no botão “Verificar Links” e por fim em “Adicionar” para que o download inicie.

Usando na prática

No teste de download de um conjunto de 10 arquivos de 700MB cada, os download foram realizados com sucesso sem precisar esperar uma eternidade entre os downloads nem entrar com senha, ver propagandas nem nada.

Existem outros utilitários com este mesmo propósito. Um outro bem famoso é o JDownloader, mas para ser honesto este “J” ai na frente tem cheiro de Java e que me causa nauseas 😉 Mas se você não tiver problemas com este tipo de aplicação é um ótima pedida.

Referências

Tucan Manager. Disponível em <http://www.tucaneando.com>, acessado em 6-10-2011.

3 ideias sobre “Tucan Manager – Gerenciador de downloads para sites de repositórios de arquivos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *