Apturl – o gerenciador de pacotes via web do Ubuntu

O AptUrl é uma forma inteligente de instalação de pacotes individuais diretamente a partir do navegador Web. O Procedimento para uso é simples. Clique no link apropriado, confirme a instalação e pronto. Nada de configurar repositórios, baixar chaves etc. Para que ele funcione, entretanto, é preciso que o seu sistema tenha o suporte a este recurso, o que pode ser ativado com a instalação de um pequeno pacote.

Não há muito o que se dizer do AptURL[1] além de que ele é um instalador de pacotes a partir do seu navegador Web. Pense nele como sendo mais um gerenciador de pacotes, só que ao invés de uma janelinha bonita como a da Central de Programas ele usa o próprio navegador web para que o usuário selecione os programas a serem instalados.

Entendendo-o desta forma, você então perceberá que precisa de uma lista de pacotes já disponível na Web e de fato isto é verdade. Os links estão disponíveis em vários sites por ai e qualquer um poderia usá-lo em seu site blog etc para facilitar a vida do usuário iniciante que quer instalar um pacote qualquer.

No quesito segurança podemos dizer que ele é tão seguro quanto usar um gerenciador de pacotes qualquer que esteja instalado em seu sistema, ou mesmo a Central de Programas do Ubuntu.

E isso é devido ao fato de que o apturl só instala os pacotes que estejam em repositórios já configurados em seu computador. Caso você clique em um link para instalar pacotes de um repositório não configurado em seu sistema você não poderá instalá-lo.

Instalando o AptURL

Para instalá-lo abra a Central de Programas do Ubuntu, procure por “apturl” marque-o para instalação e aguarde. Para garantir que está tudo certo é necessário que você feche todas as sessões do seu navegador Firefox.

Instalando aplicativos via AptURL

Suponhamos que este texto falasse sobre o maravilhoso editor de textos LeafPad eu poderia sugerir a sua instalação a partir do clique em um link devidamente preparado para tal.

Assim sendo um clique neste link deve instalar o LeafPad, desde que já você tenha o apturl instalado e configurado em seu sistema (não se preocupe é só um editor de textos minimalista como o Bloco de notas do Windows, instale-o para testar como funciona o AptURL e depois, se quiser, é só remover o pacote via Central de Programas do Ubuntu).

Os locais mais frequentes para encontrar os links são no GedtDeb[2]/PlayDeb[3], e também no Appnr [4]. Este último é uma iniciativa independente da Canonical que gera os links partir dos dados de pacotes disponíveis nos repositórios oficiais do Ubuntu. A partir do Appnr você pode navegar em todo o repositório oficial do Ubuntu, pesquisar e ler as descrições de cada pacote e então instalá-los com um simples clique.

Publicando links para instalação de pacotes no meu blog

Quem mantém blogs e outros sites de tecnologia e que queiram sugerir a instalação de pacotes em seus sites – assim com eu fiz no exemplo do LeafPad – poderão fazê-lo de forma muto simples. Basta tão somente criar um link qualquer cujo destino “href” seja algo como apt:nomedopacote.

Por exemplo, se eu tiver um link HTML como o que segue abaixo, o leitor do meu blog poderia baixar e instalar via AptURL, o pacote do Gedit.

<a href="apt:gedit">Clique aqui para instalar o Gedit em seu sistema</a>

No site este texto seria exibido assim: Clique aqui para instalar o Gedit em seu sistema

E quanto o leitor clicar no link poderá instalar o Gedit em seu sistema sem precisar abrir a Central de Programas, o Synaptic nem nenhum outro programa.

Para que fosse permitida a instalação de vários pacotes no mesmo link você só tem o trabalho de indicar o nome dos pacotes separados por virgula. Como por exemplo: apt:pacote1,pacote2,pacote3 .

Conclusão

O AptURL é apenas um facilitador que permite instalar pacotes sem que você tenha de abrir a pesada Central de Programas do Ubuntu. Lembre-se que ele não instala pacotes que não esteja nos repositórios que você já tenha configurado em seu sistema, sendo assim ele pode ser considerado tão seguro quanto o seu gerenciador de pacotes preferido.

Referências

[1] Ubuntu Community. AptUrl. Disponível em <https://help.ubuntu.com/community/AptURL>
[2] Getdeb. Disponível em <http://www.getdeb.net>
[3] Playdeb. Disponível em <http://www.playdeb.net>
[4] Appnr. Disponível em <http://appnr.com>

2 ideias sobre “Apturl – o gerenciador de pacotes via web do Ubuntu”

    1. Olá Enio,

      Não entendi se a sua dúvida é “Como executar o apturl?” ou “Como executar os softwares instalados via apturl?”.

      No primeiro caso, você não executa. Apenas instala o aptUrl e esquece a sua existência. Você só notará que ele existe quando clicar em um link do tipo “apt:”, como os criados nos sites que inclui nas referências, ou mesmo alguns deles aqui no blog, entre outros.

      No segundo caso para executar os programas instalados via AptUrl você usará o mesmo método que usaria se tivesse instalado via apt-get, aptitude, apt, synaptic, central de programas etc, ou seja, via menu de Aplicativos do seu ambiente gráfico, ou via linha de comandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *