Skoob a rede social para leitores

Skoob é a versão moderna dos clubes de leitura, onde as pessoas se reuniam para “trocar figurinhas” sobre os livros que estavam lendo. A rede social Brasileira, criada em 2009 é ponto de encontro para leitores de quaisquer estilos. Vale a pena conferir pois esta não é mais uma rede como as demais e sim uma verdadeira estante virtual que vai agradar muitos amantes da leitura.

É do Brasil!

Quem disse que brasileiro só produz samba, carnaval, cerveja e mulata? Lindemberg Moreira (sim! não estranhe o nome, o autor é brasileiro e a rede também) foi quem criou esta rede social em 2009 e que tem crescido com propaganda boca a boca.

Seu único pecado neste ponto é ter chamado a rede de Skoob (Books, escritos de trás para frente). Em minha insignificante opinião ele poderia ter valorizado o nosso idioma tupiniquim e chamado de “Sorvil” (Livros, escrito de trás pra frente). Mas o filho é dele e pensando direitinho minha sugestão de nome ficou horrível. Deixe como Skoob mesmo 😉

Uma rede diferente

Há um bom tempo eu tenho me sentido entediado com as redes sociais que estão cada dia mais parecidas e não oferecem um verdadeiro diferencial. Eu tenho perfil em praticamente todas as maiores redes sociais existentes atualmente mas na verdade eu só atualizo duas delas (Facebook e Twitter), as outras geralmente estão lá porque criei o perfil por mera curiosidade.

Apesar de entiado e não querer mais saber de redes sociais, ao conhecer a Skoob não hesitei em criar meu cadastro, assim como outros mais de 353.000 skoobers (como são chamados os participantes da rede). Além de você poder compartilhar o seu gosto por leitura, você poderá conhecer pessoas com o mesmo gosto, ver e escrever resenhas, spoilers, dicas de leitura, tirar dúvidas, trocar livros etc.

Diferente na finalidade mas parecida na funcionalidade

O Skoob é uma estante virtual e como tal espera-se ter coisas relacionadas a livros e quando se fala de livros pensa-se em: Livros, Autores, Editoras, Resenhas … está tudo lá bem organizado e fácil de achar. O “lado social” da rede fica por conta lista de amigos, grupos, mensagens, mural, perfil, seguidores, quem você está seguindo etc como em qualquer outra rede, mas como já deve estar claro o foco é a leitura e tudo gira em torno dos livros.

Uma vez cadastrado gratuitamente no site (www.skoob.com.br) sem indicação, convite e nem nada além de clicar no link e preencher um breve cadastro, você poderá começar a adicionar os livros. Como? Simples, procure por eles na caixa de pesquisa e ao encontrá-lo na relação de mais de 180.000 livros  já cadastrados basta clicar no botão “Adicionar” e então dar um “status” para ele e que pode ser “Lido”, “Lendo”, “Vou ler”, “Relendo”, “Abandonei”.

Não achou o livro!? é simples também. Cadastre-o. No rodapé da página do Skoob há um link para o formulário onde você poderá preencher com dados do seu livro e se você não tiver uma câmera para tirar a foto da capa do livro, não se preocupe. Procure pelo seu livro no Google ou em uma livraria online, salve a imagem da capa e inclua-a no cadastro do seu livro. Ele imediatamente estará disponível para todos os skoobers.

A sua estante

Quando tiver satisfeito com o cadastro dos seus livros, você poderá dar uma visitinha na sua estante virtual (clique no link “Minha estante” que aparece no topo da página ao lado do seu nome). Nela você verá todos os livros que você já cadastrou e então interagir com eles, pontuando de uma a cinco estrelas, informar se tem, se está disponível para troca, se é um dos favoritos, se ainda é seu objeto do desejo etc. Ao clicar em um livro de sua estante você poderá escrever uma resenha, histórico de progresso da sua leitura, ver livros similares etc.

Tudo pelo social

Não tem graça ler, aprender e não compartilhar, afinal de contas estamos falando de uma rede social certo?! Uma vez que tudo esteja arrumadinho você pode começar a convidar os seus amigos para participar da sua rede. Importe os amigos do Gmail, MSN ou Yahoo!

Instigue os seus amigos a pegarem o hábito da leitura, integrando as suas contas do Twitter e Facebook ao Skoob. Assim sempre que você começar a ler um novo livro, quando terminar, quando escrever uma resenha, quando pontuar, avaliar etc, mesmo que não usem o Skoob eles verão as mensagens naquelas outras redes. Se quiser exibir a sua estante para os visitantes do seu blog também é fácil. Você  pode criar um widget e faz isso de forma bem elegante.

Plus

Para quem gosta de trocar livros a seção “Plus” permite fazer isso de forma simples, amigável e intuitiva. Basta atualizar o seu perfil para o perfil Plus gratuitamente. Você terá mais de 2 milhões de livros disponíveis para troca, contato direto com os interessados ver informações e fotos sobre o estado de conservação dos exemplares etc.

Prato cheio para quem já tem um bom acervo  em casa e quer renová-lo mesmo que seja com livros usados. Afinal de contas livro é algo que não importa se é novo ou velho ele sempre expressa o mesmo conteúdo com a mesma qualidade. Além do mais livro velho é livro esquecido na prateleira. Já leu? Não lerá mais? Ponha o bichinho pra circular, faça a alegria de outro leitor. Troque-o por outro.

As irmãs do Skoob

Descobri recentemente a rede Skoob por acaso e da mesma forma enquanto escrevia este texto e procurava mais informações sobre ela acabei descobrindo, também por acaso, que existem outras redes para leitores. A também brasileira O livreiro (www.olivreiro.com.br/) e a americana Good Reads (www.goodreads.com).

Mas entre as três optei mesmo pelo Skoob por poucos motivos óbvios: É brasileira e fala a nossa língua (vamos prestigiar o trabalho nacional quando ele é bem feito), nós pegamos o mal hábito de criticar tudo o que é feito pelos nossos conterrâneos e qua não envolva samba, pagode ou carnaval, mesmo que seja uma trabalho de qualidade. Deixemos de mesquinharia e vamos valorizar o trabalho nacional quando ele é bem feito.

Além do mais está é a rede que concentra o maior número de leitores brasileiros (o que melhora a interação entre os membros), sendo assim faça o seu cadastro, cadastre seus livros, convide seus amigos e aproveite a nova era da “leitura social”.

2 comentários em “Skoob a rede social para leitores”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.