Ubuntu 8.10 + OpenOffice.org 3.0

Apesar do quase um mês de diferença entre o lançamento do OO 3 e o do Ubuntu 8.10, o que todos esperavam não ocorreu. Os dois virem juntos é algo que vai acontecer somente no próximo release visto que o lançamento do OO 3 atrasou e não houve tempo hábil para testá-lo e torná-lo estável como os mantenedores do Ubuntu gostariam[1,2].

O Openoffice.org é a mais famosa suite livre de pacotes office do mundo moderno. Até arrisco dizer que talvez seja a segunda maior mesmo se compararmos com as comerciais, perdendo apenas para o Microsoft Office. Em outubro tivemos o lançamento da 3.0 major versão desta suíte – o OpenOffice.org 3.0 ou apenas OO 3 –  com muitas melhorias e otimizações em relação aos releases anteriores.

Também em outubro (dia 30) tivemos o lançamento do release 8.10 do Ubuntu Linux – a distribuição Linux mais aclamada nos últimos tempos – que consegue provocar simultaneamente sentimentos de amor à alguns e ódio à outros. Mas o que importa é que ele é realmente muito popular devido a sua simplicidade na instalação o que deixa os usuários menos experientes muito mais confortáveis a experimentá-la. O que pode ser feito até mesmo sem precisar instalá-lo no computador.

O OpenOffice.org 3.0.1 será lançado em 2 de dezembro e o próximo Ubuntu – o 9.04 – em Abril o que dará tempo suficiente para você aproveitar estes dois excelentes softwares em uma única instalação. Enquanto isso não é preciso chorar os pacotes do OO 3.0 para Ubuntu estão disponíveis no Launchpad e por isso há uma forma bem simples de instalá-lo no seu Ubuntu 8.10 agora mesmo.

Como instalar

Conforme algumas pessoas já relataram [3,4] o Openoffice 3.0 para o Ubuntu está no Launchpad e então de forma bem direta basta acrescentar a seguinte linha no seu  /etc/apt/sources.list:

deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main #OpenOffice 3.0

Adicionar a chave GPG do repositório ao chaveiro do APT:

$ wget http://news.softpedia.com/images/extra/LINUX/small/key
$ sudo apt-key add key

Em seguida atualizar a lista de pacotes e atualizar o sistema:

$ sudo aptitude update && sudo aptitude upgrade

Passo a passo para quem tem medo de terminal 😉

Para quem não tem intimidade com o terminal basta ir ao menu SISTEMA -> opção ADMINISTRAÇÃO -> comando CANAIS DE SOFTWARE e informe a sua senha (caso seja pedida).

1 – Baixe o arquivo de chaves do Launchpad a partir daqui.

2 -Na janela para configurar os repositórios – que foi aberta – clique na ficha AUTENTICAÇÃO -> Clique no botão IMPORTAR ARQUIVO CHAVE -> Selecione o arquivo que você acabou de baixar

3 – Ainda na janela, clique na ficha PROGRAMAS DE TERCEIROS -> clique no botão ADICIONAR e cole a linha do repositório que foi sugerida acima. (A linha abaixo, repetida para você não ter dúvidas de qual é a linha):

deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main #OpenOffice 3.0

4 – Clique no botão ADICIONAR CANAL e em seguida no botão FECHAR. O Ubuntu avisará que a lista está desatualizada, bla bla bla… clique no botão RECARREGAR

3 – Alguns segundos depois o ícone de notificação de atualizações vai alertá-lo que há atualizações a serem feitas. Basta clicar nele e mandar atualizar tudo como você sempre faz.

Prontinho! Quando o sistema terminar de baixar e instalar você terá o magnífico OpenOffice 3.0 no seu Ubuntu 8.10 – o vulgo Intrepid Ibex 😉

Observações

Texto atualizado em 19-fevereiro-2009 para incluir as instruções de download da chave GPG do lauchpad, que sem ela não será possível baixar o OpenOffice, nem nenhum outro programa.

Referências

[1] OpenOffice 3.0 by default in Intrepid 8.10 – http://brainstorm.ubuntu.com/idea/14433/

[2]Package OpenOffice.org 3.0 for Backports – https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/openoffice.org/+bug/267376

[3] Openoffice 3.0 no Ubuntu 8.10 – http://rmbernardes.wordpress.com/2008/10/31/openoffice-30-no-ubuntu-810

[4] How to Install OpenOffice.org 3.0 on Ubuntu 8.10 – http://news.softpedia.com/news/How-To-Install-OpenOffice-org-3-0-in-Ubuntu-8-10-96449.shtml

6 comentários em “Ubuntu 8.10 + OpenOffice.org 3.0”

  1. Parabéns, único blog que explicou e colocou alternativas e a chave pública para se feita a atualização. Obrigado. Falta aos disseminadores de informações na net brasileira um pouco mais de profissionalismo ou preparo.

    1. Olá Paulo,
      Obrigado pela visita. Eu apanhei um pouco para achar esta informação, mas na realidade ela está escrita sim em alguns lugares, o problema é achar onde está, já que geralmente o pessoal costuma escrever as coisas pela metade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.