Lançado o novo release estável do Debian

SqueezeDepois de longos 24 meses de trabalho finalmente foi lançado ontem, 6 de fevereiro, o novo release da distribuição GNU/Linux Debian – a minha preferida para servidores.

Como de praxe esta versão também foi batizada com o nome de um dos personagens do filme Toy Story.

Desta vez o homenageado foi este etzinho simpático ai ao lado que se chama “Squeeze”. Leia aqui a nota oficial de lançamento onde pode-se observar muitas novidades.

Os usuários assíduos desta distribuição também encontrarão outra surpresa ao entrarem no site. O novo layout mais “clean” que facilita a navegação.

Agora é só pegar a nova imagem do Cd/DVD, ou mesmo alterar as referências no seu /etc/apt/sources.list e ser feliz. Feliz Debian novo a todos os debian-users.

2 comentários em “Lançado o novo release estável do Debian”

  1. Amigo vou ser bem franco. Eu gosto muito do Linux quero muito aprender, vejo que tem diversas versões e comunidades. Mas acho tudo isso um pouco deorganizado, pois para iniciantes como eu encontrar conteúdo atualizado e de facil entendimento e muito dificil.
    Passei por uma enorme dificuldade para aprender iptables usei o guiafoca, comunidade vivaolinux e por fim somente consegui depois que adquirir o livro “Dominando Linux Firewall Iptables” do ano de 2004. Talvez seria mais vantajoso se tivesse menas distribuições para que ouvesse uma comunidade mais focada, gerando conteúdos mais didaticos, atraindo assim mais adebtos ao sistema.

    ———-
    Ainda continuarei tentando a usar o Linux, pois sei que o sistema em si e de grande qualidade.

  2. Meu caro @Fernando ,

    Respeito a sua opinião como quem já pensou desta forma, mas permita-me contra argumenta-la visto que a possibilidade de escolher entre um produto e outro é um direito nosso o qual não estamos inteiramente habituado embora seja mais comum do que imaginemos.

    Prova disso é que pra tantas coisas comuns e banais de nossa vida nós queremos opções, mas quando se trata de distribuições Linux – nós que vivemos a era do dominio absoluto da Microsoft com suas várias versões do seu “fantástico sistema”- ainda sentimos uma certa aversão a possibilidade de escolher entre um sistema e outro.

    Imagine se em pleno século XXI nós ainda tivessemos que escolher apenas entre comprar um fusca azul ou um fusca vermelho, com a fantastica alternativa de comprar uma Brasília amarela. Ou ainda ao irmos no supermercado fazer as nossas compras nos deparassemos com apenas um sabor de biscoito nas prateleiras e ainda pior, só encontrar aquele papel higiênico “Pompom” de cor rosa e folha crespa em embalagem de 4 rolos com 40 metros!!

    Existem centenas de casos como estes onde notamos que é mais do que óbvio e interessante a existência de possibilidade de escolha. As distribuições Linux se enquandram examente nesta ideia e ainda mais, trata-se de um produto tecnologico e que carece de evolução e constantes melhorias. Como tal deve haver uma agradável concorrência entre seus desenvolvedores para que surjam constantes novidades.

    Este é o princípio das competições cientificas organizadas por universidades e demais instituições de ensino. Divide-se os alunos em grupos distintos que debruçarão sobre um dado problema e tentarão soluciona-lo da melhor maneira que a sua criatividade permitir.

    Quando o resultado de um grupo for apresentado ao outro a mágica acontece. Cada um se pergunta “Por que não pensamos nisso antes?”. E pode esperar que numa próxima rodada da disputa as melhores ideias estarão de alguma forma no projeto de todos e que passaram a buscar outras novidades para que tenham um diferencial e consigam ganhar a competição.

    Perceba que surge um ciclo onde o melhor é absorvido por todos e o pior é descartado ou aperfeiçoado. É assim que funciona no Linux. Todas as distribuições “competem” entre si e todas tiram o melhor das demais buscando estar sempre a frente. O melhor disso é que os vencedores nunca são desenvolvedores, mas nós – os usuários.

    Tudo ocorre pela evolução, mas as vezes o ego atrapalha e claro que, como tudo que envolva capital financeiro e intelectual, algumas vezes vemos agressões e farpas sendo trocadas entre aqueles que deveriam apenas estar buscando a perfeição do sistema. Mas isso é intrinseco à natureza humana e não culpa da forma como o sistema é desenvolvido. Vide os amantes de futebol que frequentemente se transformam em gladiadores medievais simplesente porque o jogador A faz um gol que “não deveria ter feito”.

    O linux está saudável como é. Curta a multiplicidade das distribuições Linux como você curte a possiblidade de escolher entre a Coca-cola e a Pepsi, ou mesmo pelo Iced-Tea. Escolher é saudável.

    E se uma distribuição Linux não te agradou, simplesmente escolha outra, assim como você varias vezes já deve ter tocado de carro por marcas e modelos diferentes. Agora fica uma dica, nunca julgue o Linux difícil porque você não se entendeu com Iptables.

    Isso seria o mesmo que dizer que cozinhar é dificil porque você não sabe lavar a louça. O nível de dificuldade em compreender o funcionamento de dada ferramenta muitas vezes é o resultado da sua grande flexibilidade. Se você quer algo simples, procure algo simples, mas depois não reclame que ela não faz isso ou aquilo.

    E não desista o Linux não é o pior dos seus pesadelos. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.