Qual é a operadora responsável por um dado número telefônico?

Sem portabilidade havia quase uma constante nas iniciais numéricas que davam a dica da operadora. Agora com portabilidade, mesmo tendo as iniciais de uma operadora um dado número telefônico pode pertencer a qualquer outra dependendo apenas da vontade de seu proprietário (teoricamente é fácil a assim). Para descobrir qual é a operadora responsável por dado número devemos recorrer então ao cadastro nacional de números telefônicos.

O cadastro é mantido pela ABR Telecom [1]. Para saber mais sobre esta instituição tão importante que mantém o cadastro de todos os números telefônicos no país, não deixe de visitar o seu site.

Caso você queira consultar um número especifico diretamente pode recorrer a este link com a Consulta situação atual. Caso deseje um atalho para consultar vários números de uma só vez, então este outro link com o Cadastro de histórico recente será interessante (dica: TN=número do telefone).

Em ambos os casos você deverá informar o número telefônico com DDD ex. (21) 2233-4455 e informar o código do captcha que será exibido (aquelas letras tortas para que apenas seres humanos possam usar o sistema).

Só um detalhe: Nem todas as operadoras ainda estão no cadastro, logo, número que estejam sob a posse destas operadoras não poderão ser consultados. Ao consulta-los o que se tem é uma mensagem de erro.

As operadoras cadastradas no momento em que escrevi este texto eram: Algar Telecom, Claro, Embratel, GVT, Intelig, Oi, Sercomtel, Telefônica, TM, Vivo.

Referência

[1] ABR Telecom. Disponível em <http://www.abrtelecom.com.br/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.