Cálculos de endereço IP

Na grande maioria das vezes o projetista de rede (se é que posso chamá-lo assim) simplesmente usará o trivial 192.168.1.0/24, mas se você precisa projetar uma rede “um pouco mais exótica” então deverá realizar alguns cálculos para ajustar a quantidade de endereços IP, subredes etc.

Não vou explicar aqui o processo de cálculos porque isto é algo que se aprende na vida acadêmica e embora seja muito útil, a menos que sua profissão requeira esta atividade diariamente, você acabará esquecendo como fazer.

Saber realizar os cálculos de subrede são indispensáveis, não só para você concluir seu curso de rede, mas também em concursos públicos e outras circunstâncias onde não haja uma ferramenta destas disponível.

Existem algumas centenas de sites que explicam o procedimento matemático que envolve conversão decimal/binário, cálculos bit a bit (AND, OR, Complemento a 1 etc).

Sendo assim, não vou escrever mais um texto explicando com o se faz o cálculo, pois existem muitos bons textos a respeito do assunto. Um texto online bem detalhado e muito bem escrito sobre o assunto pode ser encontrado em [1].

Como eu não precisei usar estes cálculos mais do que duas ou três vezes na vida profissional, confesso que todas as vezes que precisei usá-los eu recorri a uma calculadora IP, sem sentir vergonha do que fiz nem medo de ser feliz, o que me economizou o trabalho de fazer diversas conversões e cálculos em binário.

Calculadoras online

Ficam então dois links para calculadoras IP online para quem precisar:

A primeira permite que você calcule os parâmetros da sua rede (bits de subrede, máscara, nº de hosts e subrede) a partir de um endereço IP dentro da classe especificada (A, B ou C). Alterando-se quaisquer parâmetros, os demais são automaticamente recalculados.

O segundo é uma calculadora CIDR, ou seja, aquele padrão usado hoje em dia e que acaba com as malditas e inúteis divisões em classes. De forma similar a calculadora anterior esta calcula os parâmetros da sua rede, mas sem se importar com as divisões de classes.

Para Windows

Para quem prefere ter um programa instalado na máquina, ao invés de recorrer a um site na web é possível usar os programas IP Subnet Calculator ou Advanced IP Address Calculator, ambos para ambiente Windows e disponíveis, respectivamente, no Baixaki e no Superdownloads.

Para Linux

Para usuários Linux existem 3 opções que recomendo:

  • Ipcalc – ótima se você possui uma faixa de IPs e precisa dividí-la em faixas menores, apenas sabendo quantos hosts deverão ter em cada faixa, também tem um recurso legal para gerar uma saída em formato HTML;
  • Sipcalc – suporta IPv6, mas para dividir uma faixa é necessário testar usando as máscaras de subrede;
  • Gip – gnome IP Calculator – Em modo gráfico simplifica a vida de quem tem medo de tela preta com letras brancas (principiantes)

Todas as opções estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu e possível das demais distribuições de forma que você precisa apenas ter privilégios administrativos (root) para poder instalá-las).

Algumas considerações extras

A ultima vez que precisei usar estas ferramentas (considerando a data em que este texto foi publicado), foi a dois meses atrás e todas elas atenderam bem a necessidade.

Embora estas ferramentas auxiliem no trabalho de realizar os cálculos, obviamente você precisa entender o que está fazendo pois do contrário você poderá calcular algo que não serve de nada.

Sabendo disso, caso você não saiba pra que serve estas ferramentas, o texto que sugeri no link [1] deverá atender as suas necessidades. Leia-o e depois que você o entender, volte para pegar e usar as citadas ferramentas.

Referências

[1] Elgio Schlemer. 255.255.255.0: A matemática das máscaras de rede. 28-11-2007. disponível em <http://www.vivaolinux.com.br/artigo/255.255.255.0-A-matematica-das-mascaras-de-rede>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.