Modem USB no Ubuntu – ferramenta definitiva para fazê-los funcionar

Depois de dezenas de posts sobre como configurar um modem USB no Ubuntu, finalmente parece que achei uma solução simples e que se resume na instalação de um único pacote no sistema.

O pacote que já está disponível no repositório oficial do Ubuntu suporta 92 modelos distintos de modems e trabalhou com perfeição em 3 modelos da Huawei que tive a oportunidade de testar: E226, E1756 e E156, sendo o primeiro com chip da operadora Claro e os outros dois da Vivo.

Trata-se do usb-modeswitch quee pode ser instalado diretamente pelo aptitude (linha de comandos) ou pelo Synaptic (menu principal > Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic).

A sua função é chavear o modem do modo de armazenamento para o modo de modem, e uma vez instalado basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Network Manager, escolher Editar conexões e então adicionar uma nova conexão do tipo banda-larga móvel para a sua operadora.

Mais fácil que isso, nem no Windows (que precisa instalar o driver proprietário do equipamento).

Como encontrei dezenas de links com exatamente o mesmo texto fica difícil dar os devidos créditos para quem escreveu o primeiro post sobre ele então vou deixar apenas o link para o site oficial que embora ensine o procedimento para compilação da ferramenta a partir do código fonte, para os felizes usuários do Ubuntu, do Debian e algumas outras distribuições são ensinamentos dispensáveis.

Draisberghof. USB Mode Switch. disponível em: <http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *