Alguém já viu Deus?

A Bíblia nos diz que ninguém viu Deus (João 1:18) exceto o Senhor Jesus Cristo. Em Êxodo 33:20, Deus declara a Moisés: “Você não poderá ver Minha face, porque ninguém pode me ver e viver.” Este texto parece contradizer outros textos que relatam várias pessoas “vendo” Deus. Por exemplo, Êxodo 33:19-23 descreve Moisés conversando com Deus, “face à face” (No verso 11). Como é que Moisés poderia conversar com Deus “face à face” se ninguém pode ver sua face e viver? Nesta frase o termo “face à face” é uma figura de linguagem indicando que eles estavam em íntima comunhão. Deus e Moisés conversavam “como se” fossem dois homens bem próximos um do outro conversando. Em Gênesis 32:30, Jacó viu Deus como um anjo – Ele na verdade não viu Deus. Os pais de Sansão ficaram apavorados quando perceberam que tinham visto Deus (Juízes 13:22), mas eles apenas o tinham visto como um anjo. Jesus era Deus encarnado (João 1:1,14) então quando as pessoas O viam, elas estavam vendo Deus. Logo, sim, Deus pode ser “visto” e várias pessoas “viram” Deus. Entretanto, ninguém ainda viu Deus revelado com toda a Sua glória. Em nossa condição de homem pecador, se Deus se revelasse à nós completamente, nos seriamos consumidos. Desta forma Deus se encobre e apresenta-se a nós em forma que possamos vê-Lo. Note entretanto, que isso é diferente de ver Deus com toda a sua glória e santidade. As pessoas viram Deus em visão, viram imagens de Deus, e aparências de Deus – Mas ninguém viu Deus com toda a sua glória e majestade.

Nota: Este texto é uma tradução minha do que foi originalmente publicado em inglês Has anyone ever seen God?, no site http://www.gotquestions.org. Embora ainda não tenha lido todos os artigos este parece ser um excelente site de conteúdo bíblico, recomendo a visita e leitura.

4 comentários em “Alguém já viu Deus?”

  1. Argumentos vagos pra mais algumas das várias controvérsias que existem na Bíblia. Primeiro se diz que viram a Deus e depois tentam “remediar” dizendo que era linguagem figurativa ou algo do tipo. Infelizmente, muitas pessoas acreditam. O Cristianismo realmente é a maior história já contada. O maior mito inventado.

    1. Jayme, a ciência também apresenta muitas controvérsias e achismos. Há muitas questões que até hoje não deram respostas claras ao invés disso só vagos comentários de pessoas arrogantes e que acham que conhecem tudo. Deus nunca foi visto tal como o bigbang também não, cada um acredita no que quiser Acreditar nisso é o mesmo que acreditar em Deus – neste caso prefiro crer em um ser criador do que na sua ciência que não me prova nada. Já que você não crê em Deus tudo bem, não vou te obrigar a crer, mas faça um favor pela sua ciência, solucione as questões sem respostas claras e certas , com certeza muitos religiosos deixarão de crer em Deus e crer na física e na química, mas enquanto não conseguirem isso eu e milhões de outras pessoas continuaremos a crer em Deus. Enquanto isso eu oro a Deus para mudar sua forma de pensar e você torce pela sua ciência para que ela um dia me prove alguma coisa.

  2. É engraçado, se posso chamar assim, que uma pessoa queira acreditar, ou acredite, em algo que não se ver, não se sente, não se toca e assim mesmo preverem ficar na ignorancia de algo que é melhor para cada uma delas. Exemplo: não faça isso comigo porque Deus o castiga, ou seja ameaça com algo que não existe, mas que assim mesmo coloca dúvidas na cabeça de outra pessoa. Outro exemplo: Deus é bom. Mas na Bíblia tem várias passagens com Deus matando e fazendo varias barbaridades. Mas as pessoas continuam dizendo que ele é bom. A mente de cada um de nós pode criar o que quizer, pode criar a fantasia que melhor lhe convir. crie a sua se viver bem é ter um Deus que nunca se ver, crie Cristos, crie Marias, Josés. Eu prefiro viver a realidade. Acho que o homem criou Deus, mas se voce prefere acreditar no contrario e é feliz, seja feliz.

  3. Quando você diz que acreditamos no que não vemos você está coberto de razão, @Zairton Holanda , nossa fé não é baseada no que vemos, mas no que sentimos. Ela também não é baseada no tato, pois este sentido é usado para interagir com coisas físicas e não para interagir com o espiritual.

    A verdade é que nossa fé em Deus é bem parecida com a fé que você deve ter nos átomos, eletrons, protons, neutrons entre outros itens estudados pela física tradicional e pela física quantica os quais, embora nunca ninguém tenha visto, crêem que existam porque outros sentidos testificam a sua existência.

    Honestamente, considero tolice discutir religião com alguém que já chega criticando sem nem ao menos tentar entender de verdade como as coisas funcionam, alias discutir religião não nos leva a lugar algum e o motivo é muito simples. Eu não vou convencê-lo de que Deus existe e nem você me convencerá do contrário.

    Assim, não vou discutir com você sobre assunto, pois não é este o meu propósito. Ffique com a sua fé nas moléculas que nós ficamos com nossa fé em Deus. E obrigado pela sua visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.